publicado em 13/08/2025
A vice-presidente de Habitação de Interesse Social do SindusconPR, Mariana Boaretto, participou dia 12 de agosto da Rodada de Negócios da Habitação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizada em Brasília, reforçando seu compromisso com o debate sobre os desafios e o futuro do financiamento habitacional no Brasil.
A reunião, que contou com a presença de representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, foi palco para discussões sobre o cenário atual, incluindo dados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a evolução das contratações com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A presença do SindusconPR nesse evento demonstra a importância de uma representação regional forte para levar as demandas do Paraná ao cenário nacional.
Os debates abordaram desde a queda de contratação no último ano até o momento recorde de R$ 180 bilhões em funding para programas de interesse social. A voz do SindusconPR se soma a outras entidades do setor para debater e buscar soluções junto ao governo e à Caixa, como a questão do monitoramento do CCI e as novas iniciativas governamentais, como o programa de microcrédito para reforma habitacional.
O secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, destacou as novas iniciativas do governo. “Teremos, em breve, o lançamento de um programa na linha do microcrédito para reforma habitacional, com recursos destinados especificamente para isso. O Minha Casa, Minha Vida vem com uma entrega forte neste ano, incluindo a nova modalidade para a classe média”, disse.
Os membros da Comissão tiveram a oportunidade de debater e tirar dúvidas com os convidados. A consultora da CBIC, Henriqueta Arantes, questionou o monitoramento, por exemplo, o gasto do FGTS com o CCI que já tinha extrapolado o orçamento, com 26 milhões dos 31 milhões previstos até o fim do ano. O governo respondeu que o caso está em monitoramento e será feito um possível remanejamento.?
“Essa é uma oportunidade de diálogo, de discutir essas questões num contexto promissor”, afirmou Ana Paula Peixoto, diretora do Departamento de Provisão Habitacional do Ministério das Cidades.?Os participantes destacaram o evento presencial e a oportunidade de debater temas importantes com representantes do governo.
Representantes da Caixa demonstraram como funcionam os processos de funding do FGTS e do FAR na prática e tiraram dúvidas dos participantes.? “Como falamos de construção civil, temos o foco grande em duas coisas: tanto na aplicação de tecnologia quanto no desenvolvimento de processos para garantir os melhores prazos e o melhor atendimento. E pegamos muitas sugestões que são trazidas nessas reuniões”, destacou Alexandre Cordeiro, Superintendente Nacional da Caixa Econômica Federal.












