Atendimento Assistente Social para Associados

Atendimento Social

O atendimento social é realizado pelo Assistente Social, cuja a formação acadêmica é em Serviço Social. Esse profissional oferece atendimento humanizado e individual aos trabalhadores das empresas associadas no âmbito das políticas – pública e privada - de Assistência Social. Ele atua diretamente nas questões sociais concretas, como um facilitador de acesso aos recursos sociais. Portanto, em especial, seu dever é o de propor intervenções sociais individuais e, em alguns casos coletivas, que contribuam para melhora da qualidade de vida pessoal e profissional do associado.

Qual a relevância?

O atendimento social consolida o compromisso de responsabilidade social que as empresas têm assumido. Além disso, uma vez que o associado aciona o Serviço Social, a ele será possibilitado uma intervenção profissional na raiz da sua questão social, o auxiliando a superar e se transformar socialmente.

Atendimento aos trabalhadores:

Acolher e realizar entrevista social para identificar demandas sociais a serem trabalhadas;

Realizar análise socioeconômica e emitir parecer social para compor processo de liberação de recursos no âmbito da Assistência Social;

Identificar, orientar e articular recursos nos equipamentos da Rede de Assistência Social;

Viabilizar atendimento médico e de saúde mental na Rede de saúde pública;

Direcionar para recursos da Rede privada de saúde e de psicologia;

Incentivar a participação em eventos temáticos educativos que se referem a saúde, educação, política de assistência social, segurança pública e outros temas relevantes;

Pontuar e incentivar iniciativas de inclusão social, com base nas legislações de inclusão.

Atendimento às empresas:

Formular e executar programas, projetos, benefícios e serviços próprios de Assistência Social;

Articular - em parceria com as áreas de recursos humanos das empresas associadas - o acesso dos associados aos diversos equipamentos de políticas – pública e privada - socioassistenciais, em destaque para as políticas de Seguridade Social, composta pelo tripé: Saúde, Previdência e Assistência Social;

Promover e ofertar palestras temáticas educativas sobre temas de saúde mental, prevenção de câncer de mama e próstata, segurança pública e outros temas relevantes;

Encaminhar e acompanhar os associados em tratamento de saúde mental, quando houver busca espontânea do associado ou responsável pela área de recursos humanos da empresa.

Contato: Marilene Nascimento

Email: assistentesocial@sindusconpr.com.br / Telefone: 3051-4355