Vacinas contra COVID-19 para trabalhadores da indústria da construção

publicado em 23/01/2021

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) informa que está sendo criado um pool de instituições do setor privado para trazer da Europa vacinas para imunização contra o coronavírus, fabricadas pela Aztra Zeneca / Oxford.

Há disponibilidade, atualmente, de 33 milhões de doses da referida vacina, mas existe a condicionante de aquisição mínima de 11 milhões de vacinas. O grupo inicial de empresas interessadas na aquisição das vacinas abrange Gerdau, Vale, Petrobrás, JBS, Santander, Oi, Vivo, Itaú, Claro, Whirlpool, Ambev, ADN Liga. Este grupo já está em tratativas com o governo federal para viabilizar a compra e ingresso das vacinas no Brasil, por meio da edição de ato legal no qual seriam definidas as condições a serem atendidas.

A primeira condição já colocada pelo governo é a de que, pelo menos, 50% das vacinas a serem adquiridas, sejam doadas ao governo para serem utilizadas no Sistema Público de Saúde (SUS). Desta forma, pelo menos metade das vacinas importadas seriam destinadas primeiramente ao governo e a quantidade restante seria usada pelas empresas integrantes do pool na proporção adquirida por cada uma.

A vantagem a ser ressaltada é o fato da vacina da Aztra Zeneca já ter sido aprovada pela Anvisa em caráter emergencial. Considerando a urgência e relevância do assunto, gostaríamos de saber o interesse da sua empresa em aderir ao pool para aquisição das vacinas, ressaltando que o valor unitário de cada vacina está estimado em US$ 23,79 e que são necessárias duas doses da vacina para cada pessoa. A título de exemplo se uma empresa tem interesse em vacinar 60.000 pessoas abrangendo colaboradores e respectivos familiares, será necessário que ela adquira 240.000 doses, considerando as duas doses por pessoa e a exigência de doar pelo menos 50% ao governo.

Solicitamos manifestação de interesse, ATÉ SEGUNDA-FEIRA, DIA 25/01, AO MEIO DIA, com a indicação, em caso positivo, do número de vacinas a serem adquiridas, em vista de termos sido alertados que outros países também estão interessados em adquirir estas vacinas.

Associados que desejam sinalizar interesse em adquirir vacina devem enviar e-mail para marketing@sindusconpr.com.br com Razão Social, CNPJ e quantidade de vacinas desejadas.