publicado em 23/04/2014
Tecnologia wood frame é tema de palestra magna no Eninc
O wood frame, uma das mais novas tecnologias construtivas implementadas no Brasil, será tema de uma das principais palestras do Eninc. Para falar sobre o assunto, o Gerente de Relações Internacionais e Negócio Exterior da Fiep e Gerente de Tecnologia Industrial do Senai Paraná, Reinaldo Tockus, recebe o professor doutor Bertil Burian, da alemã University of Applied Forest Sciences Rottenburg.
O sistema construtivo é em grande parte industrial e consiste na construção utilizando placas pré-fabricadas de madeira que vão para o canteiro de obra prontas para a montagem. ?O wood frame reduziu a construção em volume, massa, peso, e desperdício. Além de ser sustentável, tem maior qualidade, conforto térmico e agilidade?, diz Reinaldo Tockus.
Consolidação no Brasil
O sistema chegou ao Brasil por meio da Comissão Casa Inteligente, composta pelo Sindicato da Indústria e Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e por mais de 30 empresários e fornecedores do setor madeireiro e da construção civil.
Formada em 2009, a comissão foi responsável pela importação da tecnologia, vinda do estado alemão de Baden Wurttenberg. ?Iniciamos todas as discussões inerentes aos desafios do novo processo construtivo, avaliando os vieses técnico, político, cultural e financeiro. Não se tratava apenas de transferir tecnologia, mas de estudar o mercado e adaptá-la ao máximo à realidade do Brasil?, diz Euclésio Finatti, coordenador da comissão e diretor técnico do Sinduscon-PR.
Graças ao trabalho da comissão, em 2013 o Woodframe obteve o Documento Técnico de Avaliação (Datec), do Ministério das Cidades, o que abriu caminho para a concessão de crédito da Caixa Econômica Federal a construções que utilizem o sistema. Mas ainda há um longo caminho para que o sistema se consolide como uma alternativa vantajosa tanto para os construtores quanto para o público.
?A eficiência energética é enorme, a madeira tem mais isolamento térmico e o valor de aquisição é praticamente idêntico à alvenaria. À medida que consigamos ser mais claros com relação às vantagens vamos ter mais adesão e abertura de financiamento?, afirma Tockus.
?Precisamos vencer o preconceito cultural que ainda existe contra a madeira para termos construções mais sustentáveis no Brasil. Além disso, a adesão ao wood frame é uma forma de aumentar a capacidade produtiva e competitiva de pequenas empresas da construção?, completa Finatti.
Demonstração
Durante o Eninc, num desafio ao vivo para avaliação de sistemas construtivos, os visitantes poderão ver de perto a construção de um estúdio em wood frame para avaliar sua velocidade, desperdício, acabamento e conforto. A empresa responsável pela demonstração será a curitibana Tecverde, que faz parte da Comissão Casa Inteligente e é a detentora do Datec do método no Brasil.