Superintendente do Itaú Unibanco apresenta produtos do banco no Sinduscon

publicado em 20/09/2011

Superintendente do Itaú Unibanco apresenta produtos do banco no Sinduscon-PR

A reunião do Sinduscon-PR com os associados realizada no dia 13 de setembro contou com a presença de representantes do banco Itaú Unibanco. Eles aproveitaram a oportunidade para explanar sobre crédito imobiliário e produtos da instituição financeira destinados aos empresários da construção civil.

O superintendente comercial do banco, Hus Morgan Daroque, iniciou a apresentação destacando o bom momento econômico que o País está passando, com emprego pleno, rendimento médio mensal das famílias em crescimento, índice positivo de confiança do consumidor, que se sente seguro para fazer investimento na casa própria.

?É uma combinação de fatores que indicam que o mercado de compra de imóveis é grande e não vai parar. Por isso o banco está investindo muito neste segmento?, frisa.

Em termos de perspectivas futuras, Daroque aponta um cenário promissor de crescimento em termos de crédito imobiliário, ao analisar a relação do estoque de financiamento para a habitação no Brasil em comparação com o Produto Interno Bruto. ?O volume de crédito imobiliário em relação ao PIB ainda é baixo, próximo a 4%, enquanto que em países como México e Chile esta relação é de 12% e 15%, respectivamente?, argumenta.

Quanto ao assunto funding, o superintendente destaca que será necessário encontrar outras fontes de financiamento para habitação, já que a previsão é de os recursos da caderneta de poupança ficarem escassos a partir de 2013 e 2014. ?Consideramos importante haver um mix de três fundings: poupança (captação de curto prazo), securitização e covered bonds ou LCIs, que são fontes de captação de longo prazo?, avalia.

Daroque também apresentou o plano empresário e os investimentos do banco em sistemas para simplificar e agilizar os processos com envio de documentação à instituição financeira. Associados interessados em conferir na íntegra as apresentações do Itaú Unibanco podem acessar o site do Sinduscon-PR e fazer download do arquivo.