Sondagem Nacional da Indústria da Construção

publicado em 15/06/2009

Sondagem Nacional da Indústria da Construção

Resultado da Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil, realizada em maio pelo Sinduscon-SP e pela FGV Projetos, com apoio da CBIC, revela que o setor da construção civil está superando o pessimismo imposto pela crise econômica mundial. Foram entrevistados 241 empresários da Indústria da Construção em todo o país.

Pela Sondagem, houve menos pessimismo na avaliação do ambiente de negócios da construção como resposta a um conjunto de fatores, especialmente à série de medidas governamentais favoráveis ao setor. No entanto, de acordo com o Sinduscon-SP, apesar das boas expectativas, os números da Sondagem continuam influenciados pela crise na comparação anual. A ação do governo no sentido de garantir capital de giro logo no início da crise se somou mais recentemente à desoneração de materiais e ao Programa Minha Casa, Minha Vida. Também contribuiu para a melhoria do ânimo do empresariado o cenário macroeconômico observado a partir de abril.

O indicador de desempenho nacional avançou quase 10% entre fevereiro e maio, refletindo um desempenho menos negativo das empresas no trimestre. Contudo, o indicador de desempenho atual das empresas da construção ainda está abaixo de 50, denotando um desempenho não favorável.

Fonte: CBIC