Notícias Relações Trabalhistas

Sondagem Indústria da Construção: atividade e emprego registram melhor desempenho desde 2012

atualizado em 22/05/2022

Os números do setor da construção continuam surpreendendo positivamente, conforme dados da Sondagem Indústria da Construção de abril, divulgados nesta quarta-feira (18/05) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Segundo o levantamento, o nível de atividade do setor ficou em 50,1 pontos em abril de 2022, apesar do recuo de 1,2 ponto em relação a março, permaneceu positivo e registrou o melhor resultado para o mês desde 2012. Assim, o setor fechou o primeiro quadrimestre também com o melhor resultado desde 2012.

No que se refere ao número de empregados em abril deste ano, o índice ficou em 50,7 pontos, representando aumento de 0,7 ponto em relação a março.

Ao longo dos primeiros quatro meses de 2022, o resultado é semelhante. A média do índice do nível de emprego alcançou os maiores patamares desde 2012, quando registrou 51 pontos. Considerando os quatro primeiros meses do ano (janeiro a abril), o valor médio do índice do nível de atividade (49,3 pontos) é o maior desde 2012 (49,6 pontos).

O ritmo de atividades mantido pelo setor nos primeiros meses do ano tem levado os empresários a permanecer confiantes e com expectativas positivas para os próximos seis meses.

Pelas expectativas da CBIC, o setor registrará o segundo ano consecutivo de crescimento, com alta do seu Produto Interno Bruto (PIB) superior à registrada pela economia nacional. “Mas, claro, isso não significa ausência de desafios”, ressaltou a economista da entidade, Ieda Vasconcelos, especialmente quanto ao cenário de maior incerteza que deverá ser observado no segundo semestre do ano, em função dos efeitos das fortes elevações dos juros, redução da atividade econômica e período eleitoral.

Acesse a íntegra da Sondagem Indústria da Construção.