Sondagem Indústria da Construção

publicado em 27/06/2013

Sondagem Indústria da Construção: atividade mantém-se desaquecida em maio

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da CBIC, divulgou na manhã desta quarta-feira, dia 26 de junho, a Sondagem Indústria da Construção. De acordo com a pesquisa, o nível de atividade da indústria da construção voltou a cair em maio. O indicador da evolução do nível de atividade em relação ao mês anterior ficou em 46,9 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que significa queda na atividade.

As empresas de pequeno porte foram as que registraram maior queda (45,6 pontos). A atividade manteve-se abaixo do esperado para o mês de maio. O indiciador do nível de atividade efetivo em relação ao usual situou-se em 44,8 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que significa desaquecimento. No entanto, o indicador situou-se 1,1 ponto acima do mês anterior, representando ligeira melhora.

Entre os portes, a sondagem registrou um contraste: enquanto as pequenas empresas pioraram de situação entre abril e maio (de 43,8para 42,5 pontos), as grandes apresentaram situação mais favorável (de 44,1 para 45,9 pontos). A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) cresceu no mês, passando de 66% em abril para 69% em maio. A Sondagem também informa que a redução do quadro de empregados ainda é disseminada entre as empresas da construção. Pelo sétimo mês consecutivo o indicador do número de empregados fica abaixo da linha divisória dos 50 pontos.

Em junho, a expectativa com relação aos próximos seis meses é de crescimento. Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem realizada entre os dias 3 e 14 de junho junto a 475 empresas, sendo 147 pequenas, 212 médias e 116 grandes.

Fonte: CBIC