publicado em 24/09/2012
Sondagem Indústria da Construção: atividade da construção cai em agosto
Dados da Sondagem Indústria da Construção revelam que a Indústria da Construção registrou queda no nível de atividade em agosto. O indicador de evolução do nível de atividade ficou em 48,1 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Além disso, a pesquisa indica que o setor operou pelo quarto mês consecutivo abaixo do nível usual (46,4 pontos).
A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da CBIC, indica que os dados de agosto se assemelham muito com os verificados em julho, em que a Indústria da Construção apresentou queda no nível de atividade, ficando em 48,1 pontos resultando no quarto mês consecutivo abaixo do usual (indicador em 46,4 pontos, substancialmente abaixo da linha divisória dos 50 pontos).
O destaque negativo foram as pequenas empresas. Se em julho essas apresentaram o desempenho menos negativo (48,0 pontos, contra 45,4 para as médias e 44,7 para as grandes), em agosto essa situação se inverteu: indicador de nível de atividade em relação ao usual de 45,7 pontos, contra 46,3 e 46,7 para as médias e grandes, respectivamente. A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) confirma esse cenário. Apesar do indicador da indústria da construção ter se elevado de 69% em julho para 70% em agosto, entre as pequenas esse indicador caiu de 66% para 62%. Esse resultado também se refletiu na evolução do número de empregados.
O indicador situou-se em 49,3 pontos, mas apenas as pequenas empresas apresentaram redução no quadro, com indicador de 47,6 pontos (abaixo dos 50 pontos). As médias e grandes mostraram estabilidade, com indicadores de 49,6 e 49,8 pontos respectivamente, próximos à linha dos 50 pontos. Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem Indústria da Construção de agosto.