Notícias Notícias do Setor

SindusconPR reúne especialistas e discute o futuro do crédito habitacional

publicado em 06/11/2024

Em encontro realizado no dia 5 de novembro, o SindusconPR reuniu importantes nomes do setor imobiliário para debater o futuro do crédito habitacional e os avanços do programa Minha Casa Minha Vida. Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, o evento contou com a participação de especialistas da CAIXA, Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e representantes da entidade.

Image title

Um dos assuntos destacados foi a importância da gestão da taxa de juros e da geração de caixa para os incorporadores. Segundo José Urbano Duarte, Conselheiro Consultivo no Mercado Imobiliário, ex-vice-presidente de Habitação da CAIXA, apesar dos desafios pós-pandemia, a demanda por imóveis permanece alta, representando uma oportunidade para o mercado, desde que sejam criadas condições adequadas de financiamento. “O ponto de atenção é a dinâmica da taxa de juros, que provavelmente vai ser similar à que temos agora neste final de ano. E ainda mais importante, quais serão as condições para que as pessoas possam comprar o produto que as empresas estão produzindo”, considera.

Image title

O Superintendente Regional da Caixa em Curitiba, Gilberto Luz, destacou as estratégias para o financiamento habitacional até 2025, como o aumento do subsídio do FGTS e outras iniciativas. Ele comentou ainda alternativas de funding, como a captação de LCI e consórcios, além de novos produtos para imóveis acima de um milhão e meio, com o objetivo de diversificar as opções de financiamento. “Estamos trabalhando intensamente para lançar outras modalidades e formas de financiamento”, enfatiza.

Image title

No que tange a habitação popular, Kerwin Kuhlemann, Superintendente na Cohapar, apresentou dados do programa Casa Fácil que, até o momento, já beneficiou cerca de 100 mil famílias, gerando empregos e movimentando a economia. Para 2025, há planos de mais investimentos, além de aprimoramento do programa, tornando-o mais dinâmico e menos burocrático. “O governador Ratinho Junior já garantiu este mês R$ 200 milhões para o fim do ano. E para o ano que vem, já existe um contrato alinhavado com a CAIXA, o que garante mais R$ 200 milhões para que o programa possa continuar pulsando e mantendo esse número elevado de famílias atendidas.


O presidente do SindusconPR, Carlos Cade, ressaltou, ao final da reunião, a parceria entre com a Caixa Econômica, destacando a importância do financiamento para a indústria da construção no Brasil. Destacou ainda a necessidade de manter um diálogo constante com a Caixa, considerando seu papel fundamental como agente financeiro no setor.

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.