Notícias Notícias do Setor

SindusconPR participa do primeiro encontro da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba: confira

publicado em 26/02/2025


Na última terça-feira (25), membros da diretoria do SindusconPR participaram do primeiro encontro da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, realizado no Auditório do Memorial de Curitiba. Criado pelo Decreto Municipal 593/2025, assinado em 6 de fevereiro pelo prefeito Eduardo Pimentel, o grupo avaliou temas relevantes para o centro da capital paranaense, como segurança e a reintegração social de pessoas em situação de rua.

O prefeito também ressaltou a importância da colaboração de todos para o sucesso das metas estabelecidas. "Já disse e repito: a Prefeitura vai liderar esse processo de redesenvolvimento. No entanto, se não estivermos todos juntos, os objetivos não serão alcançados da melhor forma", complementou.

Ações realizadas em janeiro e fevereiro

Segurança: Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, 1.039 guardas municipais e policiais atuaram no Centro, com o apoio de 430 viaturas. Durante as operações, foram abordadas 1,7 mil pessoas, resultando em 17 encaminhamentos. Além disso, foram realizadas 253 vistorias em veículos, com 349 notificações. Também ocorreram operações contra invasões em transporte público e furtos de carros elétricos, resultando em duas prisões e 18 detidos.

Ação Social: A Fundação de Ação Social (FAS) ampliou, desde o início do ano, as abordagens à população em situação de rua. O atendimento é realizado por oito equipes que operam 24 horas, oferecendo abrigo para pernoite, higiene pessoal e alimentação, além de encaminhamentos para iniciativas integradas nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e Segurança Alimentar.

Iluminação Pública: O Centro de Curitiba receberá 1,7 mil novas luminárias de LED de última geração, distribuídas em 52 ruas da região.

Planejamento Urbano: O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentou novas ações de readequação em algumas ruas do Centro, como a Alameda Prudente de Moraes, além da restauração de imóveis históricos para novos usos, como o Belvedere e o Cine Passeio. O instituto também apresentou projetos como a Rua da Memória e o estudo de viabilidade para o prolongamento da trincheira da Travessa Nestor de Castro.

Eventos: O prefeito anunciou que, a partir de março, as ruas Marechal Deodoro e Emiliano Perneta, na altura da Praça Zacarias, serão destinadas exclusivamente a atividades culturais e esportivas aos domingos, tornando-se um importante ponto de encontro para as famílias.

Próximos encontros

Durante o primeiro encontro, foi definido que a Comissão se reunirá a cada dois meses, com a próxima reunião marcada para 29 de abril.

Outra medida aprovada foi a criação de grupos menores para reuniões temáticas. Os participantes, que incluem vereadores, deputados estaduais, membros do Ministério Público, secretários municipais e outras autoridades, além de representantes do comércio, bares, restaurantes, sindicatos e associações patronais, responderam a um questionário online indicando em quais áreas desejam contribuir.

Caso necessário, a Comissão poderá ser convocada para reuniões extraordinárias para participar de eventos e lançamentos de projetos da Prefeitura ou de outras instituições integrantes do grupo. Esses encontros poderão ter diferentes formatos, como informativos, brainstorming, desenvolvimento de projetos ou capacitação. Ao final de cada reunião, haverá um espaço para troca de informações entre os participantes.

Composição da Comissão

Prefeitura: Representantes do gabinete do prefeito e das secretarias municipais (Governo Municipal; Desenvolvimento Social e Inovação; Defesa Social e Trânsito; Direitos Humanos; Comunicação Social; Obras Públicas; Planejamento, Finanças e Orçamento; Meio Ambiente; Urbanismo; Mulher e Igualdade Étnico-Racial; Segurança Alimentar e Nutricional; Esporte, Lazer e Juventude; Administração e Tecnologia da Informação), além de autoridades municipais (Ippuc, FAS, FCC, Urbs, Curitiba Turismo e Cohab).

Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Governo do Estado:

Representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e das polícias Militar e Civil.

Fonte: Tribuna 

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.