SindusconPR completa 80 anos com festa em clima de união entre governo e iniciativa privada

publicado em 07/06/2024

O SindusconPR celebrou no dia 6 de junho seus 80 anos de história com um evento para cerca de 500 convidados no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O anfitrião, presidente da entidade, Carlos Cade, recebeu o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior para um debate sobre “O Papel da Política no Desenvolvimento do País”, com a participação do presidente da CBIC, Renato Correia e a mediação do jornalista e economista, Carlos Alberto Sardenberg, da CBN Brasil e GloboNews. O evento tem o patrocínio da CAIXA, Governo Federal - União e Reconstrução, e o apoio da Mútua Paraná.

A parceria entre o governo e a sociedade organizada foi o pano de fundo dos discursos de abertura. O presidente do SindusconPR, Carlos Cade, ressaltou que ao longo dos 80 anos essa parceria vem se consolidando e já é responsável por diversas ações que contribuíram muito para o desenvolvimento da capital paranaense.

“Entendemos que esta relação republicana entre o poder público e a sociedade civil organizada é fundamental para o bom funcionamento de um sistema democrático e para a construção de uma sociedade mais justa”, comenta. Cade mencionou ainda o programa Casa Fácil Paraná, que garantiu milhares de moradias, além de empregos, e se tornou modelo nacional.

O governador, Ratinho Junior, destacou a importância da construção civil em atuação integrada com o Estado e o que vem representando esse apoio dos empresários para o desenvolvimento do Paraná.

“Dados do Banco Central mostram que o Paraná foi o estado que mais cresceu no país com 7,8% de crescimento, o Brasil cresceu 2,2%. Esse crescimento muito se deve à construção civil, que passou a ser um grande alicerce da economia paranaense, já que o estado cresceu quatro vezes mais na construção civil do que o Brasil nos últimos 10 anos”, enfatiza.

Ratinho Junior enfatizou que planejamento é a palavra-chave para que o Paraná se desenvolva e cresça, um modelo que já vem do setor privado e que está sendo implementado com a nova visão de futuro do seu governo.

Entre as políticas públicas que visam fomentar ainda mais o setor no Paraná, o governador citou programas como o Asfalto Novo Vida Nova, com obras de pavimentação e iluminação pública nos municípios – até o momento, já foram investidos R$ 846,5 milhões em 221 projetos de pavimentação e 156 de iluminação pública.E lembrou ainda o pacote de R$ 55 bilhões a serem aplicados pela iniciativa privada em obras do novo pacote de concessões rodoviárias do Estado nos próximos sete anos.

Debate “O Papel da Política no Desenvolvimento do País”

Durante o debate, Carlos Alberto Sardenberg instigou os presentes a pensarem sobre o papel da política e suas aplicações. Ao longo do bate-papo também se destacou os governos estaduais do Brasil, a polarização e a ausência de lideranças. Para Ratinho Junior, a principal missão da política é a modernização na gestão pública, implantando planejamento a longo prazo, não pensando apenas no mandato. “A cultura do planejamento é algo que precisamos incluir e a máquina pública demorou para entender isso”, comenta.

O presidente do SindusconPR completa dizendo que “a privatização é fundamental e um estado mais enxuto para que haja mais investimentos”.

O presidente da CBIC, Renato Correia apontou ainda o papel da sociedade para o desenvolvimento da política e consequentemente do Brasil. “Precisamos encurtar a distância do nosso voto com os governantes e criar uma cultura de aproximação que envolva acompanhamento das ações e então a cobrança. Estamos percebendo que a integração e cocriação é o resultado para a sociedade”, finaliza.

PATROCÍNIO

Compagás, Copel, Sanepar e Gerdau

APOIO

Mútua Paraná, CBIC, Brain Inteligência Estratégica, Itaúba, Versátil Andaimes e Escoramentos e Ligga