publicado em 05/06/2024
O SindusconPR, entidade que representa cerca de 9 mil empresas da indústria da construção paranaense, completa 80 anos de história nesta quinta-feira, dia 6 de junho. Para celebrar esta data emblemática, a entidade irá promover um debate no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba-PR.
O evento irá reunir aproximadamente 500 pessoas, entre sócios e dirigentes de empresas associadas, lideranças empresariais de diferentes setores produtivos do Paraná e de outros estados brasileiros, bem como autoridades públicas Executivo, Legislativo e Judiciário, de diferentes esferas de governo, além de formadores de opinião e imprensa.
“O Papel da Política no Desenvolvimento do País” será o tema do debate, que terá como convidados: o Governador do Estado do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior e o Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Renato Correia. A mediação ficará a cargo do jornalista e comentarista político-econômico, Carlos Alberto Sardenberg. O presidente do SindusconPR, Carlos Cade, destaca que a entidade completa oito décadas de trabalho focado no fortalecimento das empresas e no desenvolvimento da indústria da construção, setor vital para a economia brasileira.
“Nossa indústria gera empregos e renda em larga escala e tem um efeito multiplicador: cada emprego formal registrado gera outros quatro na cadeia produtiva, uma vez que envolve a compra de materiais de construção, equipamentos e serviços de outros setores, impulsionando a atividade econômica em geral”, explica.
A construção, que representa 4,2% do PIB do Paraná, emprega no Estado aproximadamente 160 mil trabalhadores, com carteira assinada e todos os benefícios. “Somos um dos três maiores Sinduscon do Brasil em número de associadas. Ao todo, 760 empresas percebem o valor e a importância de fazer parte da entidade, participar ativamente e contribuir para que o SindusconPR tenha ainda mais força e representatividade em suas ações”, reforça Cade.
A festa de 80 anos do SindusconPR no Museu do Olho conta com patrocínio da Compagas, Copel, Sanepar, Mutua-PR e Gerdau, e apoio da CBIC, Brain Inteligência Estratégica, Versátil Andaimes e Escoramentos, Itaúba Incorporações e Construções, e Ligga Telecomunicações.