Sinduscon-PR participa do 10º Seminário de Fiscalização do CREA-PR

publicado em 23/11/2017

O CREA-PR, realizou na manhã da última terça-feira (21), o 10º Seminário de Fiscalização e o 26º Fórum de Inspetores do Crea-PR, na Universidade Positivo, em Curitiba. O evento contou com a participação do Sinduscon-PR, além de agentes de fiscalização, inspetores, conselheiros e funcionários de diversos setores do CREA-PR.

O vice-presidente do CREA-PR, engenheiro civil Cássio José Ribas Macedo, representando o presidente em exercício, lembrou da grande evolução da entidade ao longo dos últimos anos no sistema de fiscalização e reforça o importante papel que o CREA tem desempenhado. “O Paraná é um exemplo para o Brasil como o melhor Conselho Regional em termos de organização, capacidade de governança e fiscalização”.

O Sinduscon-PR participou do evento e o vice-presidente de Política e Relações do Trabalho, Wladimir Mazzolla Morais, ministrou uma palestra sobre o Comitê Incentivo à Formalidade. Ele ressaltou que informalidade não está apenas na contratação de trabalhadores sem registro, e sim em todas as vertentes existentes na atividade empresarial, tais como: compra de materiais sem nota fiscal, sonegação tributária e obras sem alvará, entre outras.

Sobre a atuação do Comitê, ele afirma: “O principal objetivo é estimular o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária, melhorar a qualidade do emprego e das condições de segurança, e assim, aumentar a produtividade e qualidade no setor”. Wladimir reforça que é fundamental o alinhamento entre as entidades para que a atuação do Comitê de Incentivo à Formalidade seja mais eficiente.

O evento também abordou os seguintes assuntos: Gestão de Território, Programa Estadual de Resíduos Sólidos – PERS, Tecnologia da Informação, Nova ART, Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, Fiscalização Ministério do Trabalho, dentre outros envolvendo o conselho paranaense.

Fonte: CREA-PR