publicado em 22/05/2023
O Sinduscon-PR, junto com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), integra comitiva internacional composta por representantes de toda a cadeia produtiva do setor para visitar iniciativas e projetos desenvolvidos em países europeus que utilizam a madeira engenheirada na estrutura e composição das edificações. A missão empresarial foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), com a participação da CBIC.
A missão empresarial, que visa aprofundar o conhecimento sobre o tema em países da Europa já referenciados nesse tipo de construção, acontece em visitas a países como Alemanha, Áustria e Suécia.
Na Áustria, o grupo ficou hospedado hotel HoHo Wien, localizado em um novo distrito em Viena, chamado Seestadt Aspern - 75% construído com madeira, possui 84 metros de altura, 24 andares e contou com um investimento de 75 milhões de euros. (Site: https://www.hoho-wien.at/).
Parte dos integrantes da missão foi para Spitellau, uma central de incineração de resíduos, que produz energia para a cidade de Viena. Foram realizadas diversas visitas técnicas em torno de edificações construídas em madeira, em alguns distritos da cidade de Viena. Outra parte do grupo visitou o novo campus da Universidade WU, que conta com seis prédios novos em diversos sistemas construtivos.
Ao final da programação na Áustria foi realizada uma apresentação da Associação Austríaca da Indústria da Madeira, que possui mais de 1.000 membros ativos, mostrou o cenário austríaco da indústria da madeira, que compõe mais de 27 mil colaboradores, possui uma forte cooperação internacional, com a Croácia, Hungria, entre outros. Além disso, foi realizada uma visita nos arredores do Seestadt, o novo bairro urbano da cidade de Viena, com previsão de ações de planejamento na região até 2030.