publicado em 17/08/2017
Com o objetivo de difusão e ampla utilização da mediação e arbitragem pelas empresas do setor da construção civil, o Sinduscon-PR firmou Convênio de Cooperação com a Associação Comercial do Paraná – ACP e a Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná – ARBITAC. O ato ocorreu no dia 16 de agosto, na sede da ARBITAC, em Curitiba.
A mediação e a arbitragem são importantes ferramentas alternativas extrajudiciais para solucionar conflitos, que ajudam a desobstruir o Judiciário, socializando o processo de entendimento entre as pessoas em busca de entendimento harmônico.
Enquanto a mediação propõe a recuperação do diálogo entre as partes, de modo a torná-las autoras de suas próprias soluções, a arbitragem é aplicada a situações em que não há resolução amigável, permitindo que um terceiro, o árbitro, especialista na matéria discutida, decida a controvérsia. A decisão do árbitro tem a força de uma sentença judicial e não admite recurso.
A ARBITAC
Criada em 1996 por iniciativa da Associação Comercial do Paraná, a ARBITAC é uma das mais reputadas Câmaras de métodos extrajudiciais de solução de conflitos no cenário nacional, notadamente para conflitos instaurados por empresas sediadas no Estado do Paraná.
Com forte atuação desde sua constituição, a ARBITAC é a primeira – e de maior referência – instituição do gênero no Sul do Brasil. Instalada nas dependências da ACP, a ARBITAC conta com estrutura física adequada, secretaria gerida por colaboradores qualificados e um Conselho Administrativo próprio, igualmente composto por profissionais experientes e especializados em mediação e arbitragem.
Em breve, o Sinduscon-PR promoverá, em conjunto com a ACP e a ARBITAC, um Workshop para as empresas associadas, com a finalidade de disseminar o tema.