Sinduscon-PR empossa nova diretoria em cerimônia na FIEP dia 28/11

publicado em 29/11/2022

Centenas de empresários, lideranças de entidades representativas e autoridades públicas prestigiaram a cerimônia de posse da nova diretoria do Sinduscon/Seconci-PR, Gestão 2023-2025, realizada no dia 28 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O engenheiro civil e empresário Carlos Augusto Emery Cade irá presidir a entidade no próximo triênio.

Em seu discurso de posse, ele destacou que a entidade irá ampliar o diálogo com o poder público, em todas as esferas de governo, independente de partido político. “Entendemos que o relacionamento entre o Sinduscon-PR e nossos governantes traz resultados positivos para a indústria da construção civil, mas principalmente para a sociedade, pois os produtos que entregamos beneficiam a todos: moradias, escolas, hospitais, praças, saneamento, estradas, dentre tantos outros”, frisa.

No cenário nacional, Cade reforçou que a nova diretoria vai contribuir muito com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção nas discussões sobre as reformas estruturantes urgentes para o crescimento do Brasil, como a Administrativa e a Tributária. “A máquina pública está muito pesada para a sociedade bancar, somos o sétimo País que mais gasta com servidores no mundo! Precisamos redefinir o tamanho do Estado, modernizar e otimizar processos, até para estarmos menos sujeitos à corrupção”, defende.

“Estamos planejando muitas ações na área de inovação, ESG e vamos dar uma atenção especial para o Seconci, porque considerarmos o serviço social um instrumento essencial para o desenvolvimento da nossa indústria. Temos muito orgulho do trabalho que realizamos na área da saúde, segurança do trabalho e qualificação profissional para os funcionários das empresas associadas”, diz, acrescentando que há planos de estudar formas de estender este atendimento para os familiares. “Sabendo que sua família está bem, está assistida, todos trabalham mais tranquilos”, salienta.

A composição de palco contou com a participação do atual presidente do Sinduscon-PR, Rodrigo Assis; presidente da Cohapar, Jorge Luiz Lange; presidente da CBIC, José Carlos Martins, presidente da Fetraconspar, Reinaldim Barboza; vice-presidente da FIEP, José Carlos Godoi, e o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha.

Impacto da pandemia e os desafios do setor durante a gestão de Rodrigo Assis

Rodrigo Assis, que encerra a gestão no dia 30 de dezembro de 2022, destacou as dificuldades enfrentadas devido à pandemia do novo coronavírus. “Os planos tiveram de ser rapidamente ajustados ao novo contexto. Tivemos atuação determinante para que a indústria da construção permanecesse na lista de atividades consideradas essenciais para a administração municipal e estadual”, frisa.

Foram várias pesquisas realizadas quinzenalmente com as empresas associadas para demostrar que o setor não era foco de transmissão do vírus. E inúmeras ações para informar empresários e colaboradores da construção sobre os cuidados necessários para trabalhar com segurança, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde.

Se não bastasse a crise sanitária, Assis ressaltou que o setor sofreu com o desabastecimento e com a alta abusiva dos principais insumos da indústria da construção. Em conjunto com a CBIC, a entidade atuou em várias frentes para minimizar estes problemas: foram inúmeras reuniões com autoridades públicas, eventos de orientação com consultores jurídicos, denúncias no Procon-PR e junto a órgãos federais.

“E busca de preços e negociações melhores, formalizamos parceria com a Coopercon-SC para possibilitar compras coletivas e viabilizamos a importação de aço da Turquia. Foram dois lotes vindos em navios com aproximadamente 60 mil toneladas de aço, com preço em média 20% inferior ao praticado no mercado interno”, acrescentou.

Na área de Habitação de Interesse Social, o diálogo franco com COHAPAR possibilitou ao Sinduscon-PR opinar, tecnicamente, sobre o Casa Fácil Paraná. “Nossas sugestões de melhoras foram atendidas e hoje o programa é referência para o restante do País”, diz.

Sinduscon Corporate

Na gestão do presidente Rodrigo Assis foi efetuada a reforma do Sinduscon Corporate, coordenada pelo VP Administrativo, Álvaro Coelho. “Modernizamos o hall de entrada, com troca de iluminação, pintura, polimento do piso e decoração. E o mais importante de tudo, já conseguimos locar 80% dos espaços. São recursos que poderão ser revertidos em mais serviços para os nossos associados”, explica Assis.

Com o arrefecimento da pandemia, voltaram as programações de eventos presenciais e uma das ações relevantes foi a parceria com o Senai-PR para lançar o programa de aceleração “Vertical Construtechs”. A intenção é fomentar ainda mais o ecossistema de inovação por meio de uma agenda de eventos e ações para aproximar construtoras, incorporadoras e startups do setor. Entendemos que a inovação é um caminho sem volta para quem quer ser mais eficiente, melhorar produtividade, resultados e competitividade.