Sinduscon-PR e FIEP realizam Emprega Senai da Construção dias 26 e 27 de setembro

publicado em 04/09/2023

O Sinduscon-PR (Sindicato da Industria da Construção no Estado do Paraná) e a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) vão realizar em conjunto mais uma ação focada na geração de emprego e qualificação profissional. Diferente da edição promovida em 2022, este ano o ‘Emprega Senai da Construção’ vai até a comunidade, em 3 grandes regionais de Curitiba.

A primeira será na Rua da Cidadania da CIC (Cidade Industrial de Curitiba), nos dias 26 e 27 de setembro, das 9 às 16 horas. A van Emprega Senai estará no local com equipes do Sistema Fiep para prestar orientações sobre como efetuar o cadastro na plataforma Emprega Senai, que conecta os interessados às vagas disponíveis na indústria, bem como para apresentar os cursos técnicos gratuitos para homens e mulheres, e proceder com as inscrições dos interessados em se qualificar para conquistar as melhores vagas.

O presidente do Sinduscon-PR, Carlos Cade, destaca que o Paraná foi o estado que mais gerou novos empregos na região Sul, de janeiro a julho deste ano, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no dia 30 de agosto. “É um número positivo, o qual a indústria da construção contribui consideravelmente. Nosso setor, seja de obras públicas ou privadas, está contratando e busca mão de obra qualificada, por isso é tão importante esta parceria com a Federação”, frisa.

“O Senai Paraná possui um compromisso com a empregabilidade na indústria do nosso estado, visando tanto a mudança de vida dos nossos alunos como também a melhoria do resultado das indústrias paranaenses, que necessitam constantemente de mão de obra qualificada e atualizada. O Emprega Senai da Construção surgiu com o propósito de ampliar o conhecimento do setor da construção civil na comunidade, incentivar a capacitação profissional de modo geral, mas principalmente de promover o encontro de profissionais qualificados com ofertas de empregos reais no setor da construção civil”, afirma Juliana Maia, coordenadora de educação e negócio no Sistema Fiep.

Segundo levantamento realizado pelo Sinduscon-PR, até o final deste ano a indústria da construção deve gerar aproximadamente 1000 vagas de emprego formal, com carteira assinada e todos os benefícios. “

Parceiros nesta ação também estarão presentes nestes eventos. O SeconciPR (Serviço Social do Sinduscon-PR) irá realizar testes rápidos na área da saúde e apresentar ao público os serviços prestados nas áreas Médica e Odontológica sem custo para trabalhadores de construtoras associadas.

A Urbs Móvel também estará no local. Trata-se de um micro-ônibus adaptado para prestar orientações sobre serviços relacionados ao transporte coletivo, como o cartão transporte.

Os próximos Emprega Senai da Construção serão em outubro, no Boqueirão, e em novembro, no Boa Vista.