Sinduscon-PR e CBIC participam de Audiência Pública

publicado em 18/05/2009

Sinduscon-PR e CBIC participam de Audiência Pública

O programa de habitação do governo federal ?Minha Casa, Minha Vida? foi amplamente debatido em audiência pública ? encabeçada pelo deputado estadual Tadeu Veneri ? realizada no plenário da Assembléia Legislativa do Paraná, na manhã de segunda-feira, dia 18 de maio. A reunião contou com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; do vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda; da secretária Nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães, do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Celso Matos, além de deputados estaduais, federais, prefeitos, vereadores, líderes comunitários, de entidades representativas, imprensa e comunidade em geral.

O programa, desenvolvido com a parceria da União, estados e municípios, tem como meta a construção de 1 milhão de moradias, destinadas principalmente a famílias que ganham até três salários mínimos. ?Este é um programa de grande apelo social, que irá gerar emprego e renda?, destaca o ministro, acrescentando que ainda há uma série de detalhes a serem ajustados ao programa.

Na avaliação de Jorge Hereda, esta é uma ação concreta para a habitação, com plano de visão a longo prazo. ?A Caixa já está revendo seus produtos e procedimentos internos, para se adequar ao programa, aumentar a capacidade operacional, encurtar processos burocráticos e se comprometer com os prazos?, diz, enfatizando que o banco tem plenas condições de atender a esta demanda. ?Nos primeiros quatro meses do ano, a Caixa liberou aproximadamente R$ 10 bilhões em crédito imobiliário, número 100% maior ao registrado no ano passado?, argumenta.

O presidente do Sinduscon-PR, Hamilton Franck, e o vice-presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Construção Civil), José Carlos Martins, também participaram da audiência pública. Na visão dos empresários do setor, por meio do programa, o governo atacou dois dos principais problemas apontados pela iniciativa privada: a elevada carga tributária e a burocracia. ?A redução de impostos, de custos em cartório e o fim da morosidade na aprovação de projetos irão contribuir em muito para despertar o interesse dos empresários pelo programa?, frisa Martins.

José  Carlos  Martins  diz que o programa ataca
dois problemas: A elevada carga tributária e a
burocracia

Audiência Pública reuniu deputados estaduais, fe-