publicado em 15/09/2010
Sinduscon-PR divulga pesquisa sobre comportamento de compra na Região Metropolitana de Curitiba
Estudo revela que 10% das famílias procuraram imóveis nos últimos três meses
O Sinduscon-PR encomendou uma pesquisa inédita sobre o comportamento e intenção de compra de imóveis nas principais cidades da Região Metropolitana de Curitiba (Fazenda Rio Grande, Araucária, Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinais e Campo Largo).
O trabalho, apresentado pelo consultor Fábio Tadeu Araújo durante reunião com associados da entidade no dia 14 de setembro, foi realizado pela 2DO, empresa que utiliza a ferramenta Geovox ? de georreferenciamento.
Realizado de forma eletrônica, por telefone, o estudo avaliou hábito de consumo dos entrevistados, a fim de conhecer qual o tipo de imóvel as pessoas procuraram, em quais faixas de preço, a finalidade da compra e por quais meios efetuaram a busca. A amostra apresenta informações de 500 pessoas, com margem de erro de 4,5 pontos percentuais.
O resultado é expressivo: 10% das famílias que vivem naquelas cidades procuraram um imóvel nos últimos três meses. Destes, 60% não encontraram o que buscavam, o que revela que há uma demanda grande por imóveis que não está sendo atendida naquelas cidades.
Considerando que a RMC conta, segundo dados do IBGE, com aproximadamente 1,4 milhões de habitantes e que a média é 3,5 moradores por residência, isto significa que 24 mil famílias deixaram de comprar, por algum motivo. Na análise de Araújo, ou a oferta atual não atende ao desejo das pessoas no que se refere a tipo de imóvel, tamanho e localização, por exemplo, ou ultrapassa o poder de compra dos potenciais consumidores.
Dos 90% que informaram não ter procurado imóveis neste período, 19%, ou seja, 68 mil famílias afirmaram que têm intenção de comprar uma habitação nos próximos dois anos. ?Este é um número bastante significativo, que abre um leque de oportunidades para os empresários do setor?, diz.
Mais detalhes da pesquisa
Em sua explanação, Fábio Araújo destaca três informações em especial apresentadas no levantamento da 2DO.
?O preço dos imóveis que os entrevistados apontaram ter interesse em comprar está bem abaixo da média praticada em bairros populares da capital ? 92% estavam à procura de habitações com valores de até R$ 150 mil e 8% até R$ 250 mil?, destaca.
O segundo ponto importante é que 92% das pessoas estavam em busca de residências com um ou dois pavimentos (78%), e lotes (14%). Apenas 8% mostraram interesse por apartamentos.
Como a oferta de casas populares na Região Metropolitana de Curitiba é pequena, o preço pode não ter sido um dos fatores limitadores para a efetivação da compra.
?Para se ter uma idéia, aproximadamente 80% dos imóveis disponibilizados por incorporações estruturadas naquelas cidades não vão ao encontro do desejo espontâneo das famílias, pois se tratam de unidades verticais?, analisa.
Outro dado interessante refere-se ao meio de procura por habitação: 50% dos entrevistados afirmaram que procuraram informações em imobiliárias, plantões de vendas ou em placas nos imóveis.
?Se em Curitiba as construtoras precisam investir fortemente no meio on-line para divulgar seus produtos, já que 80% das pessoas utilizam a Internet como ferramenta de busca por imóveis, na Região Metropolitana as empresas devem concentrar maiores esforços nos seus respectivos plantões de venda?, pondera.
Associados do Sinduscon-PR interessados em conferir a pesquisa na íntegra podem acessar o site da entidade e efetuar o download do documento.
Apresentação do comportamento de compra na Região Metropolitana de Curitiba