Notícias Notícias do Setor

Sinduscon-PR abre banco de interesse por mão-de-obra qualificada na construção civil

publicado em 20/10/2008

O Senai-PR será o executor das ações de formação social e profissional do Plano Setorial de Qualificação da Construção Civil (Planseq) para os beneficiários do Bolsa Família, no Estado do Paraná. A entidade foi considerada tecnicamente habilitada pelo

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme divulgação realizada no dia 30 de setembro.

Até o final de outubro, o Senai irá enviar um projeto ao MTE, apresentando os cursos que serão ministrados, a metodologia que será aplicada e a quantidade de vagas que serão ofertadas.

Durante este processo, o Sinduscon-PR irá efetuar um levantamento da demanda local por mão-de-obra. As construtoras que se anteciparem terão a preferência. Os interessados podem ligar para a assessoria jurídica da entidade e sinalizar quantos trabalhadores capacitados neste programa desejam absorver em suas empresas.

?A demanda por profissionais qualificados é grande em todo o mercado. E esta é a oportunidade de, além de contribuir com o sucesso do projeto, contratar novos funcionários, devidamente treinados para atuarem na construção civil?, destaca o vice-presidente da Área de Política e Relações do Trabalho, Euclesio Finatti.

A previsão é de que as primeiras turmas tenham início ainda neste ano.

O Planseq da Construção Civil

O Planseq da Construção Civil será implementado no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do MTE, com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Casa Civil. A iniciativa visa promover uma ação de qualificação e inserção profissional deste público em obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do setor da construção civil.

O atendimento à demanda de mão-de-obra qualificada para as vagas criadas pelo crescimento econômico e a implementação de ações complementares que ampliem as oportunidades de inclusão ocupacional dos trabalhadores estão entre os principais objetivos desse Planseq.

Ao todo, o programa vai atender 185 mil pessoas em 13 regiões metropolitanas. Em Curitiba e Região Metropolitana, a previsão é capacitar, na primeira fase, aproximadamente 3,8 mil pessoas, e mais 3,8 mil beneficiários do Bolsa Família, na segunda fase.

A qualificação será realizada em duas etapas: a primeira teórica, em sala de aula, com ensinamentos voltados à construção, saúde e segurança no trabalho, legislação e cidadania. Na segunda fase, eles serão admitidos e treinados nos canteiros de obras.

?Além de oferecer capacitação profissional, o projeto visa restabelecer a dignidade dos beneficiários do programa assistencial, proporcionando inserção social e a entrada no mercado de trabalho?, frisa o presidente do Sinduscon-PR, Hamilton Franck.

Candidato aos cursos

Para participar do programa, a pessoa tem de ser membro de família beneficiária do Bolsa Família, ter idade acima de 18 anos e possuir pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa. As famílias que possuem trabalhadores com este perfil receberão correspondência do Governo Federal solicitando a escolha de uma pessoa da família para se inscrever num dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Os inscritos serão classificados com base no Índice de Desenvolvimento da Família (IDF), sendo priorizadas as famílias com menor IDF.

Plano de Aceleração do Crescimento

O PAC estima aplicar, no período de 2007-2011, cerca de R$ 504 bilhões em investimentos de infra-estrutura nas áreas de transporte, energia, saneamento, habitação e recursos hídricos. Além do aquecimento econômico da construção, dados da Pesquisa nacional de Amostra de Domicílios (PNAD/2006) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do MTE, demonstram um crescimento da ocupação nesse setor entre os beneficiários do Bolsa-Família, justificando a escolha do segmento para dar inicio a um projeto nacional de qualificação profissional voltado a esse público.

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.