Sinduscon Paraná realiza Missão Técnica nos Estados Unidos

publicado em 09/11/2016

O Sinduscon Paraná teve sucesso em mais uma Missão Técnica, desta vez, nos Estados Unidos. Ao todo 13 empresários paranaenses participaram da viagem que em 10 dias explorou o melhor da tecnologia e conceitos que nem de perto são conhecidos aqui no Brasil. A viagem ocorreu de 3 a 13 de outubro de 2016.

Confira as principais visitas realizadas e algumas descobertas feitas pelo grupo, sob a direção do vice-presidente de Área Técnica do Sinduscon-PR, Euclesio Finatti.

Greenbuilding International Conference & Expo

O ponto de partida da Missão foi em Los Angeles, uma visita a maior feira do mundo voltada a construções sustentáveis. Mais de 600 empresas estiveram presentes apresentando o que há de novo em soluções para iluminação, água, conceitos como Net Zero e Retrofit, além de softwares de controle.  A feira também apresentou um conceito já em uso nos EUA, o Well-being, que tem como foco gerar melhor impacto no trabalho à saúde humana através dos seguintes preceitos: ar, água, conforto, mente nutrição, fitness, etc.

Integral Group - Deep Green Engineering

A Integral é uma empresa que desenvolve conceitos de Well para outras instituições. Ela é conceitual já na sua sede, um prédio de 1937, localizado em Los Angeles, que em 2014 ganhou a certificação Leed Platinium depois de um projeto de retrofit que agregou conceitos de sustentabilidade.

Ela aplica um novo conceito de escritórios que tem como prioridade o bem-estar de seus colaboradores. Entre as premissas estão prioridade na iluminação natural, mobiliário flexível e espaços de trabalho diferenciados, prioridade acústica, alimentação saudável.

"A ideia é que o ambiente do trabalho se aproxime o máximo possível ao conforto de casa. Já é sabido que se o ambiente de trabalho é melhor, há maior produtividade e satisfação dos colaboradores", explica Finatti.

Well Deserves Tour

O grupo fez um tour em quatro empresas que aplicam o conceito de well. Entre o que chamou a atenção, Euclesio comenta que o escritório foi escolhido pela vista e janelas grandes que permitem melhor iluminação o que ajuda na concentração e produtividade dos funcionários.

Há cuidado com a qualidade do ar dos ambientes; água filtrada disponível aos colaboradores com manutenção periódica; os funcionários vão trabalhar de bicicleta;  fornecem  alimentos saudáveis com baixo teor de açúcar, incentivando o bem-estar. E ainda, os escritórios contam com área fitness com mesas ajustáveis para quem quer trabalhar em pé, aparelhos de ginásticas e aulas de yoga.

Integral Group - DEEP GREEN ENGINEERING

Uma das visitas importantes realizadas foi em San José, o 1º prédio transformado em Net Zero dos Estados Unidos. Foram instalados painéis fotovoltaicos na cobertura, além do sistema de geração de energia eles se preocuparam com os equipamentos e seu consumo de energia. O prédio também segue cuidados com iluminação e controle de temperatura.

"Demonstra que é possível sim transformar imóveis já construídos em energia renovável, baseados em conceitos de sustentabilidade", completa Euclesio.

DPR Construction A empresa com 360 profissionais tem expertise de planejamento em todo o processo de um empreendimento. Utiliza diversos softwares como BIM e outros mais avançados para planejar um projeto que alia qualidade, tempo de acordo com o cliente e valor para construir. Para que seja possível a satisfação total do cliente e precisão de dados, a empresa reúne todos os profissionais, de todos os níveis, que ajudam no desenvolvimento de uma equação perfeita.

AUTODESK

Para fechar a Missão Técnica, o grupo foi até San Francisco para visitar a AUTODESK uma empresa que desenvolve produtos em 3D. Pela manhã foi possível ver o desenvolvimento de softwares e equipamentos 3D. No período da tarde, o grupo visitou o Show Room com exemplos de 3D.

"Foi uma visita que agregou muito aos participantes. Conseguimos ver a evolução e os exemplos de como se pode usar o 3D em diversas áreas", finaliza Finatti.