Setor imobiliário e a Reforma Tributária: Qual caminho devemos seguir?

publicado em 05/02/2020

Os impactos da Reforma Tributária para o mercado imobiliário e a infraestrutura serão abordados na primeira reunião de associados do Sinduscon-PR neste ano, marcada para o dia 3 de março, às 18h30, no Sinduscon Corporate (Rua da Glória, 175, Centro Cívico).

Para debater sobre este tema, a entidade convidou o advogado Rodrigo Antonio Dias, que é Pós-Graduado em Direito Tributário pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais, Presidente da Comissão de Direito Tributário do IBRADIM, Membro do Conselho Jurídico do SindusCon-SP, e Sócio Fundador do escritório VBD Advogados em São Paulo.

Ele irá apresentar os objetivos da Reforma Tributária, as propostas que estão em andamento no Congresso, os impactos de cada uma delas nas diversas atividades do setor imobiliário, bem como discorrer um pouco sobre as experiências internacionais: como os países que adotam o IVA tributam as atividades imobiliárias?

Associados interessados em participar da reunião devem evetuar a inscrição. Inscreva-se agora!

Custos na construção civil encerram ano com alta de 4,03%

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) fechou 2019 com alta de 4,03%, ficando 0,38 ponto percentual abaixo da taxa de 2018, que havia sido de 4,41%. Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse indicador mede o custo nacional para o setor habitacional por metro quadrado, que passou para R$ 1.158,81, sendo R$ 605,54 relativos aos materiais e R$ 553,17 à mão de obra.

O resultado acumulado no ano de 2019 registrou alta de 4,54% nos materiais, enquanto a parcela do custo referente aos gastos com mão de obra atingiu 3,47%. Em 2018, a parcela dos materiais fechou em 6,30% e a mão de obra, em 2,45%. Além disso, todas as regiões tiveram altas. O Sul registrou a maior taxa (5,64%), seguido pelo Sudeste (4,39%).