Setor é citado de forma positiva em programa da CBN

publicado em 17/06/2013

Setor é citado de forma positiva em programa da CBN

Em entrevista à Rádio CBN no último domingo (16/6), o jornalista André Trigueiro, importante formador de opinião sobre questões ambientais, abordou o desenvolvimento da Construção Sustentável no Brasil. Ele citou a presença do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão, em evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, no Rio de Janeiro.

O debate Construções Sustentáveis, que contou com a presença de Paulo Simão e do jornalista André Trigueiro, além de outros atores do setor construtivo, fez parte de uma série de debates dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Segundo Trigueiro, o setor da construção é um dos setores que mais impactam o meio ambiente. No entanto, ele destacou que esse mesmo setor, sabendo de sua importância e relevância para mudar cultura e comportamento da sociedade, tem se esforçado para disseminar a construção sustentável pelo País.

?O Paulo Simão, que está à frente da CBIC e, portanto, do setor da construção civil, se utiliza de guias práticos (produzidos pela equipe técnica da entidade) para promover a construção sustentável no Brasil. Ele me pareceu muito esforçado quando o objetivo é a disseminação de novos valores, ou seja, de uma nova cultura na área da construção civil?, comentou Trigueiro, acrescentando que não há conhecimento sem inovação e criação.

O jornalista disse ainda, referindo-se ao comentário do arquiteto Zanettini, que 98% dos arquitetos brasileiros apenas reproduzem o que já existe, e casas populares são pombais mal resolvidos. Portanto, segundo ele, a construção sustentável deve obrigatoriamente ser disseminada. Na ocasião, o Guia Orientativo sobre a NBR 15.575 ? Norma de Desempenho também foi lembrado pelo jornalista.

?Ouvir o Paulo Simão dizer que existe uma Norma que vai ser lançada agora em julho, da ABNT, que avaliará o desempenho das construtoras já é um passo importante para reduzir o desperdício?, ressaltou ele, acrescentando que a CBIC em parceria com o  Governo Federal, a Universidade de Brasília e Governo do Distrito Federal está estruturando um importante polo de pesquisa voltado para a construção sustentável em Brasília: o Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC).

Clique aqui a íntegra do comentário.

Fonte:CBIC