Notícias Notícias do Setor

Setor deve gerar 2.600 novos postos de trabalhos em 2015

publicado em 05/01/2015

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sinduscon-PR realizou pesquisa sobre contratação de mão de obra e mensuração do nível de atividades das empresas associadas à entidade. O estudo, apresentado no dia 2 de dezembro, aponta uma previsão de aumento de 12% na geração de emprego para 2015, com abertura de aproximadamente 2.600 novos postos de trabalho.
A sondagem foi feita com 316 empresas, entre 11 e 20 de novembro. Em geral, a pesquisa sinaliza um cenário de manutenção dos quadros funcionais, embora os empresários do setor tenham se mostrado otimistas com relação ao próximo ano. 
?Como a maioria (53%) pretende manter o número de empregados, e 51% das empresas imaginam aumentar o nível de atividade, significa que buscarão ser mais eficientes, melhorando a produtividade, investindo em novos processos construtivos, maquinários, equipamentos e materiais?, analisa o consultor do Sinduscon-PR, Marcos Kahtalian. 
O estudo mostra que 36% das empresas têm intenção de aumentar o número de colaboradores e 11% pensam em diminuir, sendo as pequenas empresas as que mais indicaram diminuição de funcionários (51%). 
Ao analisar as respostas sob a ótima da área de atuação, é possível verificar que as empresas que trabalham como prestadoras de serviços e com obras públicas são as que mais pretendem investir em capital humano, aumentando seus quadros em 38% e 50%, respectivamente.  
Da mesma forma, estas empresas são também as que mais pretendem aumentar o nível de atividade no próximo ano ? prestadoras de serviços 54%, e obras públicas 50%.

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.