Serviço Social da Construção avança no desenvolvimento humano

publicado em 29/08/2019

Image title

A série ´SST na Indústria da Construção’, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), destaca que, em termos de Brasil, cem por cento dos Serviços Sociais da Indústria da Construção Civil (Seconcis) atuam na área de saúde e segurança, com foco na qualidade de vida dos trabalhadores do setor. Mas não é só isso. O Seconci-Rio, por exemplo, vem inovando e estimulando a prática de ações de responsabilidade socioambiental com o seu Programa de Relacionamento Comunitário, que já resultou no seu credenciamento junto à Caixa Econômica Federal para realizar trabalho social nas comunidades e no Projeto Solare Vizinho do Bem, em parceria com a MRV Engenharia.

Assim como o Seconci-SP encontrou o nicho de gestão de hospitais públicos, em São Paulo, o Seconci-Rio está encontrando, no Rio de Janeiro, o caminho da realização de projetos sociais junto às comunidades no entorno dos empreendimentos de habitação social, carro-chefe para alavancar sua receita e ressignificar o Serviço Social do Rio de Janeiro.

Com essa iniciativa, o Seconci-Rio passou a atuar não só na questão da saúde, mas em áreas para também ajudar a desenvolver a capacidade do trabalhador para que ele possa ser um cidadão pleno, capaz de acessar os direitos de qualquer ser humano.

“É um serviço para a construtora, para o trabalhador e para a comunidade. Faz todo o sentido que o Seconci-Rio utilize toda a sua expertise de cuidar do trabalhador para também cuidar da comunidade em torno do empreendimento”, ressalta o presidente do Seconci-Rio, Ayrton Alvarenga Xerez.

Programa de Relacionamento Comunitário avança pelo País

Realizado desde 2016, o programa tem conseguido não apenas alavancar a receita do Seconci-Rio, mas beneficiar as comunidades, minimizar ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS) do governo federal e fortalecer as famílias das comunidades, para que elas sejam capazes de gerar suas rendas e, assim, garantir a manutenção dos prédios e condomínios para que tenham capacidade de morar com dignidade.

Na MRV Engenharia, o programa já faz parte da orientação estratégia nacional da empresa. O projeto Vizinho do Bem já está em 10 territórios da MRV.

Em 2017, o projeto ofereceu uma série de oportunidades para a comunidade vizinha aos empreendimentos da Reserva Solare, que estava sendo construído em Vila Lage, no município de São Gonçalo/RJ, gerando impacto social e ambiental fundamental para garantia de um novo olhar para o futuro. Desde então, vem sendo realizadas oficinas, projetos, treinamentos e muitas outras ações, todas com viés socioeducativo. O próximo passo será ajudar comunidades do entorno de empreendimentos de Campinas/SP.

Além disso, o Seconci-Rio já fechou 25 projetos sociais para comunidades de habitação de interesse social com a Caixa Econômica Federal. A parceria é possível por que, dentro do orçamento da instituição, 2% do custo do imóvel é para projeto social nesses empreendimentos.

Índice de acidentes é menor em empresas associadas ao Seconci-PR

Criado em maio de 1992, com o objetivo de proporcionar um atendimento médico-dentário aos trabalhadores fora do sistema público de saúde, o Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Seconci-PR) contribui também para a redução da informalidade e a diminuição dos índices de acidentes.

Para o presidente do Seconci-PR, Sérgio Luiz Crema, não é à toa o resultado. “Empresas associadas ao Programa de Saúde e Segurança (PSS) do Seconci-PR possuem, estatisticamente, índice de acidentes 47% menor que a média das demais empresas do setor da construção civil no Estado do Paraná”.

Esse desempenho é fruto das orientações e do trabalho preventivo prestado tanto para o empresário quanto para o trabalhador. “Informação é um dos principais instrumentos para promover a saúde e a segurança, por isso a entidade oferece uma série de cursos de capacitação e visitas nos canteiros de obras onde a equipe de Segurança do Trabalho”, completa.

Fonte: CBIC


Publicidade
Anuncie aqui (novo site)

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.