publicado em 15/04/2019
são foco do seminário que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizará no próximo dia 25 de abril, no Rio de Janeiro, com a participação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). "Aqui começa a mudar a nossa infraestrutura", destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
Crítica do modelo concentrador, a CBIC defende uma maior participação das empresas de pequeno e médio portes no mercado de infraestrutura nacional.
"O evento reunirá todas as bandeiras que vimos defendendo para fortalecer e desenvolver o setor de Infraestrutura. Com a participação dos protagonistas desse novo ciclo", destaca o presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge.
O objetivo do seminário é justamente discutir como fortalecer e modernizar o setor de construção civil no país, já que, com a perda do protagonismo de grupos tradicionais e surgimento de novos atores, nacionais e internacionais, a indústria da construção pesada tem passado por mudanças relevantes.
Novas práticas e processos, baseados, sobretudo, em governança e integridade, são exigências mínimas de investidores que buscam parceiros para a realização dos investimentos no país. Além disso, a capacidade financeira e a quantidade de empresas atuando no Brasil devem ser compatíveis com o volume de investimentos esperado para os próximos anos.
Esse é um dos pilares para um ciclo vigoroso e sustentável de investimentos em infraestrutura, sendo fundamental para o crescimento econômico do país.
Diversos estudos apontam para uma meta desafiadora: mais que dobrar a taxa de investimentos em infraestrutura em proporção ao PIB, para cerca de 4% anuais. Para atingi-la, são necessárias medidas como planejamento de investimentos no longo prazo, capacidade de estruturar projetos de boa qualidade, aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições, segurança jurídica e regulatória, previsibilidade para atrair os recursos para o financiamento dos investimentos e a existência de um setor de construção civil robusto e moderno, que esteja alinhado às melhores práticas internacionais.
Investimentos em infraestrutura e transparência na construção civil
Além da CBIC, o evento contará com a participação de autoridades responsáveis pelas políticas públicas de infraestrutura no país, representantes da indústria e de investidores do setor.
Serão abordados temas como as diretrizes no campo da segurança jurídica, o ambiente de negócios e o processo de adoção de compliance e de políticas de integridade na construção.
Durante o encontro, será apresentado estudo sobre o tema, realizado pela Mckinsey/BNDES/IFC/BID, previsto para ser divulgado em maio de 2019.
Programação
9h Abertura
- Joaquim Levy - Presidente, BNDES
9h15 Novo Panorama da Construção Pesada no Brasil
- Hector Gomez Ang - Brazil Country Manager, IFC
- Jose Carlos Martins CBIC - Presidente, CBIC
- Venilton Tadini ABDIB - Presidente Executivo, ABDIB
- Felipe Pinto - Associate Partner, Patria Investments
- Moderação: Karla Bertocco - Diretora, BNDES
10h15 Apresentação de Estudo Setorial
- Carlos Eduardo Gondim - Associate Partner, McKinsey
10h30 Estratégia, Governança e Estruturação de Projetos de Infraestrutura
- Joaquim Levy - Presidente, BNDES
- Tarcísio Freitas - Ministro, Ministério da Infraestrutura
- Gustavo Canuto - Ministro, Ministério do Desenvolvimento Regional (a confirmar)
- Adalberto Vasconcelos - Secretário Especial, Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)
- Moderação: Sergio Fadul - Assessor do Presidente, BNDES
11h30 Segurança Jurídica e Novos Caminhos para o Setor de Construção
- Ministra Eliana Calmon
12h Encerramento