Notícias Notícias do Setor

"Sem mapeamento eficiente dos riscos, não há programa de Compliance eficiente"

publicado em 25/09/2017

Image title

No dia 18 de setembro, o Sinduscon Paraná recebeu empresários da construção civil e convidados para tratar de Ética e Compliance no setor.

A abertura do evento foi feita pelo advogado Luiz Fernando Pereira, sócio-fundador do escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados, que explanou sobre os conceitos gerais do tema e como deve ser feita a estruturação de um programa de Compliance nas empresas.

Na visão do advogado, o primeiro grande passo para a criação de um Programa de Compliance, e um ponto decisivo, é a matriz geral de riscos. "É preciso avaliar e mapear todos os riscos de impacto e estruturar o programa todo orientado para mitigar os riscos que têm maior probabilidade de ocorrer, e maior impacto", explica.

Pereira comenta ainda que, o requisito básico para um bom programa é o comprometimento da direção da empresa. "Sem mapeamento eficiente dos riscos, não há programa de Compliance eficiente".

Cases de sucesso

Para demonstrar na prática como as empresas estão desenvolvendo Programas de Ética e Compliance, o Sinduscon Paraná convidou três empresas: Lavitta Engenharia, Plaenge e Gel Engenharia.

A Lavitta criou um manual em 2015, com profissionais que trabalham na organização, que dispõe de 10 princípios de Ética e Compliance. Bruno Pallazzo, diretor de operações, explicou que o manual tem dado certo, principalmente por seguir bons exemplos originários dos criadores da empresa.

O caso da Plaenge traz como sugestão um canal de comunicação como um "disque-denúncias", que propõe vigilância com sigilo. Andrea Cristiane da Silva, gerente de controle interno, explica que é uma forma eficiente de monitorar se o código está sendo cumprido.

A Gel Engenharia criou o Manual de Ética e Compliance. André Domingos Romero Castro, diretor administrativo financeiro, explica que o objetivo foi criar um documento que estabelecesse princípios claros de atuação que orientem as ações dos colaboradores que têm relacionamento direto ou indireto com agentes públicos.

O Guia do Sinduscon-PR: "Como estruturar um Compliance Empresarial" é um material completo e que pode ajudar no entendimento e na criação de um Programa de Compliance Eficiente. Faça o download abaixo.

Foto: Valterci Santos

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.