Secretário apresenta principais obras e licitações para 2010

publicado em 15/03/2010

Secretário apresenta principais obras e licitações para 2010

O secretário de Obras Públicas, Julio Araújo Filho, foi o convidado da reunião com associados do Sinduscon-PR, realizada no dia 9 de março. Ele explanou sobre as realizações da secretaria e apresentou a projeção de novas licitações para 2010.

Desde 2003, a secretaria de Obras Públicas contratou 6.587 obras, que movimentaram mais de R$ 1,4 bilhão em investimentos do Estado. ?Hoje, comandamos 886 obras em todas as regiões do Paraná, sendo que a maioria (516), são da Secretaria de Educação?, informou Araújo Filho.

Quanto às novas obras a serem licitadas em 2010, o secretário relatou que a Secretaria de Educação tem firmados convênios com o governo federal, que já prevêem a construção de Escolas Indígenas e Centros de Educação Profissional e a ampliação de diversas instituições de ensino, totalizando mais de R$ 137 milhões em investimentos. Ainda para a educação, ele destaca que a SEED já tem concluídos projetos para construção de 42 novas escolas, com investimentos previstos de R$ 119 milhões, além de 22 outras em fase de conclusão de projetos, que totalizam R$ 80 milhões para sua construção.

Segundo o secretário, as obras apresentadas somente serão executadas se houver a liberação de recursos do estado, ou seja, dependem da arrecadação. ?Mas as secretarias de Obras e de Educação estão prontas para executá-las?, afirmou.

Obras nas áreas de Cultura, Saúde e Justiça

Na área da Cultura, o secretário falou sobre a construção das bibliotecas cidadãs, ?uma obra pequena, mas de um significado extraordinário para os municípios?, frisa. ?Já concluímos a construção de 103 bibliotecas e temos outras 175 em execução. Neste ano, ainda iremos licitar a construção de mais 39 bibliotecas cidadãs?, informou o secretário, relatando que o investimento total do governo Requião para as Bibliotecas Cidadãs chega a R$ 65 milhões somente para a parte civil, sem contar com os investimentos em equipamentos, acervo e pessoal.

Na área da Saúde, Julio Araújo Filho informou que a SEOP já contratou mais de 250 obras entre novos hospitais, reforma e ampliação de hospitais públicos, apresentando as projeções em estudo pela SESA ? a construção de dois novos hospitais, em Quedas do Iguaçu e Alvorada do Sul, a ampliação do centro-cirúrgico do Hospital da Lapa, a ampliação do Hospital Municipal de Maringá e a reforma e ampliação do Hospital Municipal de São José dos Pinhais.

Para a Justiça, estão em planejamento três novas penitenciárias ? a de Jovens e Adultos, em Piraquara, a Penitenciária Feminina, em Foz do Iguaçu e a Penitenciária de Regime Semi-aberto de Londrina.

O presidente do Sinduscon, Hamilton Franck, agradeceu a participação do secretário de Obras na abertura dos trabalhos da entidade ressaltando que ?o padrão técnico implantado em sua gestão trouxe mudanças significativas na condução das obras públicas do estado, e isso nos agrada muito enquanto instituição, pois sabemos da seriedade que podemos encontrar em nossa área de atuação?, afirmou.