publicado em 20/07/2012
Seconci-PR contrata cardiologista para internalizar atendimento assistencial
Para internalizar e agilizar o atendimento assistencial aos trabalhadores da construção civil, o Seconci-PR (Serviço Social do Sinduscon-PR) contratou o médico especialista Edevar Daniel. A partir de julho, o doutor passou a atender todas as terças-feiras no período da tarde.
Seguindo o protocolo, o paciente passa inicialmente pelo clínico geral, que ao considerar necessária a consulta com o cardiologista, faz o encaminhamento. ?Os principais sinais de que é importante efetuar exames complementares cardiológicos são pressão alta, dores no peito, falta de ar e taquicardia?, alerta o médico.
Ele frisa que o tratamento é importante não apenas pela qualidade de vida do trabalhador, mas também pelo reflexo que o bem-estar do funcionário pode causar no dia a dia de sua atividade. ?Os resultados poderão ser percebidos no desempenho profissional, pelo aumento da produtividade?, destaca.
O acompanhamento médico contribui também para minimizar riscos de acidentes de trabalho. ?Principalmente em casos de colaboradores que atuam em altura, que fazem muito esforço físico durante o trabalho, ou que sofrem de estresse, como os encarregados e funcionários administrativos?, diz.
Perfil dos pacientes ? Dentre os principais fatores de risco para problemas cardíacas identificados nos pacientes, o médico Edevar Daniel destaca a obesidade, sedentarismo, tabagismo, descuido com alimentação, excesso de sal e consumo de álcool. ?Estes são elementos que comprometem a saúde do trabalhador. Por isso, em alguns casos é necessário solicitar teste de esforço, eletrocardiograma, ecocardiograma e exames laboratoriais?, explica.
Empresas interessadas em mais informações podem entrar em contato pelo telefone (41) 30514300.