publicado em 12/05/2021
A bebida alcoólica está presente no cotidiano de todas as pessoas, enraizada na cultura popular e associada a momentos de lazer e festividades. Quando seu uso ocorre de maneira exagerada pode levar a pessoa à dependência resultando em graves problemas de saúde e de convívio social.
A Organização Mundial da Saúde classifica o alcoolismo como uma doença de origem psiquiátrica pois, embora envolva aspectos fisiológicos há também a dependência psíquica do álcool.
O alcoolismo apresenta diversas características que ajudam a identificar a dependência, abaixo algumas delas:
- Culpa por beber;
- Dificuldade de parar de beber (apesar de pensar em fazê-lo);
- Não consegue controlar o consumo, saber a hora de parar depois de começar;
- Preocupação de amigos e familiares sobre a forma como bebe;
- Quando não bebe, sente tremor, suor e ansiedade;
- Tolerância ao álcool (doses cada vez maiores para sentir os efeitos da bebida)
- Vontade incontrolável de beber;
Ao reconhecer o abuso excessivo do álcool é recomendável a procura por ajuda médica, o tratamento depende muito da relação do indivíduo com a substância. Contudo, o ideal é uma intervenção multidisciplinar, ou seja, o tratamento de todos os aspectos do vício que pode abranger, por exemplo, o acompanhamento do paciente e da família, ajuda psicológica, participação em grupos de apoio somado ao uso de medicamentos etc. Tudo isso junto pode aumentar a qualidade de vida do indivíduo em tratamento.
A rede do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio dos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) oferecem atendimento para enfermidades relacionadas à saúde mental e, em cidades com mais de 70 mil habitantes, existem áreas especializadas no atendimento de Álcool e Drogas (CAPS AD).
Já, para quem tem interesse em participar diretamente do grupo de apoio do Alcoólicos Anônimos, de segunda à sexta-feira, às 20h, ocorrem encontros online, gratuitos e abertos a todos os públicos. Clique aqui e acesse!
Palestras de Prevenção ao Alcoolismo para Construção Civil
O Sinduscon e Seconci Paraná, em parceria com o Alcoólicos Anônimos – A.A. oferece de forma gratuita palestras de orientação para empresas associadas. Os voluntários do A.A. buscam transmitir por meio das palestras a conscientização, orientação e a ajuda para que outros alcoólicos alcancem a sobriedade. Interessados em realizar o agendamento da palestra, devem entrar em contato pelo e-mail assistentesocial@sindusconpr.com.br ou pelo telefone fixo e whatsapp (41) 3051-4370.