Notícias Notícias do Setor

Reunião de Associados

publicado em 06/12/2018

Confiança do empresário e do consumidor sinaliza um horizonte melhor para 2019

Esta foi uma das melhores informações repassadas durante a divulgação do balanço do ano e das perspectivas para 2019, realizada em reunião com Associados do Sinduscon-PR, no dia 4 de dezembro. O índice de confiança do empresário da indústria da construção, divulgado pela CNI, subiu para 60,7 pontos no mês de novembro (pós-eleições), sendo que a média histórica é de 52,9. O índice de confiança do consumidor também teve um pico significativo em novembro, elevando-se para 113,6 pontos, o maior valor desde janeiro de 2014. "Este índice é muito importante pois mostra o ânimo dos empresários para o investimento. Muitos estavam com seus projetos engavetados aguardando os resultados das eleições, e agora estão retomando seus lançamentos, voltando a gerar emprego, e os consumidores também estão se sentindo mais seguros para comprar", explica Marcos Kahtalian, Vice-Presidente de Banco da Dados do Sinduscon-PR.      Ele destaca que 2018 começou com expectativas positivas, a previsão para o PIB era de crescer até 3%, mas infelizmente houve alguns eventos negativos que impactaram na economia brasileira, como a greve dos caminhoneiros, que acabou antecipando o cenário de incertezas do período eleitoral. "Todos os setores foram atingidos pela crise, mas a construção foi certamente a atividade mais prejudicada, pois sofreu uma contração muito grande", considera, acrescentando que o PIB da construção deve fechar o ano com queda de 0,5% e a projeção para 2019 é um aumento de 2%.

 Algumas sinalizações positivas para o próximo ano

Faturamento da indústria de materiais de construção (jan-set/18): +1,2%

Produção Física Industrial de insumos típicos da Construção - jan-set/18 em relação a jan-set/17:  +1,3%

Financiamento imobiliário SBPE: jan-set/18 em relação a jan-set/17 (em valores) +25%

Geração de vagas com carteira assinada em 2018 - de jan a out: +82.097

Número de trabalhadores com carteira assinada (ago/2018): 2.075.677

"A construção civil perdeu mais de um milhão de empregos diretos no período da crise, e agora está começando uma fase de recuperação. Este ano já foram criadas quase 3 mil vagas (2.841 vagas) de janeiro a outubro, em Curitiba e Região Metropolitana", informa Kahtalian.

Financiamento Imobiliário

Os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) devem crescer 26% este ano, somando um montante de R$ 54 bilhões em empréstimos. Já as liberações provenientes do FGTS devem avançar apenas 3%, fechando com valor aproximado de R$ 61 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). "Outros setores estão de olho no dinheiro do FGTS, o que preocupa muito a indústria da construção pois este recurso é vital para a continuidade do programa Minha Casa Minha Vida", frisa.

Mercado Imobiliário de Curitiba O ano de 2018 deve fechar com aproximadamente 13 mil unidades liberadas para construção, o que representa um aumento de 33% em relação ao ano passado (9.744). "Este dado nos ajuda a olhar para o futuro, significa que teremos uma produção imobiliária maior em 2019", explica Kahtalian.

Em termos de unidades concluídas, foi expedido Habite-se para 10 mil unidades, número 13% menor do que de 2017, reflexo da baixa produção nos últimos anos.

Os lançamentos imobiliários despencaram este ano. "Já vínhamos de um movimento de queda e em 2018 devemos fechar com apenas 2.500 unidades lançadas. Isso porque os empreendedores seguraram seus projetos até passar as incertezas do cenário eleitoral", diz.

Mas o horizonte para 2019 é bem melhor. "Os sinais são bons, principalmente por conta da retomada da confiança do consumidor e do empresário", considera o VP de Banco da Dados. Além disso, existe a pressão da demanda e do ciclo demográfico. "Curitiba tem cerca de 2 milhões de habitantes, 700 mil famílias e faz todo ano 11 mil casamentos, além de 3500 separações oficiais, quer dizer, são pessoas e famílias que buscarão imóveis pelo momento de vida", explica.

"Uma notícia muito boa é que o estoque de imóveis novos está muito baixo, com menos sete mil unidades verticais, sendo que, destes, apenas 50% está efetivamente pronto para morar. E Curitiba vende todo ano aproximadamente 4 mil imóveis novos", destaca.


Pesquisa revela ânimo dos empresários para 2019

O Sinduscon-PR encomendou uma pesquisa para analisar as perspectivas para 2019 em termos de contratação de mão de obra, nível de atividade e lançamentos imobiliários. A sondagem foi feita com 200 empresas do setor da construção civil, entre os dias 19 e 27 de novembro de 2018 (pós-eleições). Dentre as empresas entrevistadas, 47% são de pequeno porte, 32% de médio porte e 21% grandes, sendo que 80% atuam na área de prestação de serviço, 11% com obras públicas e 9% são incorporadoras.

 O número mais significativo da pesquisa é que 93% pretendem manter (53%) ou ampliar (40%) o número de funcionários em 2019. "Esta é uma informação muito positiva, significa que os empresários estão realmente pensando em investir e para isso precisarão contar com mais trabalhadores", destaca Marcos Kahtalian, Vice-Presidente de Banco de Dados do Sinduscon-PR. A pesquisa revela que a intenção dos empresários que desejam contratar é de ampliar o quadro funcional em até 11%, o que refletiria na geração de 674 novas vagas. "Se formos extrapolar este índice para o total de pessoas ocupadas no setor em Curitiba e Região Metropolitana, podemos estimar que serão gerados de 5 a 6 mil novos postos de emprego na construção civil, em 2019", pondera Kahtalian.

As incorporadoras e as empresas que atuam com obras públicas são as que mais pretendem contratar novos colaboradores no ano que vem: 56% e 55%, respectivamente. Nível de atividade

Outro dado relevante apresentado na pesquisa é que 59% das empresas têm intenção de aumentar o nível de atividade no próximo ano.

 Previsão de lançamentos para 2019

Questionados sobre novos projetos, 33% têm intenção de lançar empreendimentos imobiliários no próximo ano e 28% já têm lançamento programado, somando um total previsto de 324 unidades.

Image title

Image title


Arquivos para Download

Arquivo Tipo
Apresentação Balanço 2018 PPTX DOWNLOAD

Compartilhe


Publicidade
Construsul BC - 2024 - Interno

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.