publicado em 10/04/2015
Reunião com Associados recebeu palestra com representantes da Caixa Econômica
Consultor da Caixa afirma, o cenário atual exige a busca de instrumentos alternativos para financiar o setor da construção civil
A reunião com associados de abril, realizada no dia 7, recebeu o consultor da vice-presidência de Habitação da Caixa Econômica Federal, Fernando Magesty, e o gerente regional do banco, Vilmar José Smidarle, que abordaram as oportunidades de financiamento e estratégias em cada linha de crédito disponível.
Com experiência e uma visão ampla na área de investimentos, Fernando Magesty fez um apanhado das principais ações e estratégias adotadas pela instituição na área de habitação, e falou ainda sobre os esforços em andamento no banco para financiar a construção civil.
O consultor explicou que, o que normalmente é percebido como ?crise? é um cenário cuja adversidade estimula a mobilização para novas tendências, ajustes e revisão de convicções, que se tratados com competência e maturidade, sempre levam a novos avanços. Exemplificando, comentou, por exemplo, sobre a dependência do crédito imobiliário das Cadernetas de Poupança ou do FGTS.
?O Governo oferece contrapartida muito relevante para o setor, quando isenta os depósitos de tributação, exigindo, por outro lado, aplicação mínima de 65% das disponibilidades da Poupança no crédito imobiliário (destes, 58% em habitação). O FGTS, retorna parte da sua performance de rendimentos à sociedade, na forma de subsídios ou de taxas de juros bastante subsidiadas. E por sempre existir o fluxo natural de recursos originárias dessas fontes, nunca se desenvolveu instrumentos alternativos que pudessem complementar, pelo menos, o montante de recursos para financiar a produção ou a aquisição da casa própria no Brasil?, explica.
Oportunidades em meio a crise
Para o especialista em habitação, os momentos de crise permitem que as instituições direcionem o seu olhar para perspectivas que, ao contrário da acomodação e do contentamento com as estruturas tradicionais de financiamento, possam vislumbrar novos caminhos e soluções de provimento de recursos para o setor.
?É isso que nós estamos fazendo, ao trabalhar, por exemplo, a regulamentação da recém legislada Letra Imobiliária Garantida ? a LIG, uma versão brasileira dos Covered Bonds, títulos de captação de recursos que praticamente suportam o financiamento imobiliário na Europa. A oportunidade nos leva à melhoria e racionalidade de processos que reduzem custos e ampliam a qualidade, a autonomia e a conveniência do cliente, em plataformas estruturadas de novos serviços. As chamadas ?crises?, que preferimos chamar de ?cenário transitório?, sempre vieram associadas às ?oportunidades?, ressalta Magesty.
Como exemplo ele citou uma pesquisa divulgada pela Ernst & Young, que aponta a maturidade do setor para a construção do êxito. A pesquisa revela que 100% das empresas entrevistadas pretendem investir em planejamento de empreendimentos e 91% em métodos de gestão. Aspectos como planejamento, melhorias de projeto, mão de obra, métodos de gestão e construtivos, equipamentos e material foram considerados relevantes alavancas impulsionadoras da produtividade que o setor destaca como foco de atenção.
Para completar, Fernando aponta que para a equação fechar, é necessário continuar essa recíproca interação entre os setores e a franca e bem intencionada interlocução entre eles: setor produtivo, consumidor, financiador e governo.
Linhas de Crédito
O gerente regional da Caixa, Vilmar José Smidarle, complementou o tema apresentando as principais linhas de créditos disponíveis pelo banco para os empresários do setor. O especialista explicou as quatro modalidades utilizadas pela Caixa, são elas: alocação de recursos, apoio à produção sem financiamento PJ, apoio à produção com financiamento PJ e Plano Empresário da Construção Civil (PEC). Na apresentação disponível aos associados no site do Sinduscon-PR (www.sindusconpr.com.br) é possível verificar as condições de financiamento para cada linha de crédito, bem como taxas e prazos.
O gerente da Caixa já adiantou que o próximo Feirão da Caixa, a 11ª edição, está agendada para os dias 15, 16 e 17 de maio, no Expotrade, em Pinhais. Quem tiver interesse em participar com stand ou como apoiador, basta entrar em contato com o banco.
A empresa AUBICON, foi a patrocinadora a Reunião e aproveitou a ocasião para mostrar a linha de produtos da marca que inclui manta acústica e pisos de absorção de impacto (piso ecológico, em manta e EPDM). A empresa tem sua visão voltada ao equilíbrio entre tecnologia e ecologia, oferecendo produtos que atendem à norma desempenho. Para conhecer mais sobre a empresa, acesse o site: www.aubicon.com.br
Clique aqui e confira as apresentações da reunião