Notícias Notícias do Setor

Reunião Banco Bradesco no dia 15/10

publicado em 23/10/2013

Banco Bradesco

Cenário macroeconômico brasileiro e internacional é discutido no Sinduscon-PR


No próximo ano, a economia brasileira crescerá em torno de 2,5%, o mercado de trabalho seguirá aquecido e o volume de vendas no varejo terá incremento de 3%. Essas foram algumas das projeções divulgadas pela economista Ellen Regina Steter, membro do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Banco Bradesco, em palestra para os associados do Sinduscon-PR, durante a reunião realizada na noite de 15 de outubro.

Ellen teve a companhia da diretora do Departamento de Empréstimos e Financiamento do banco, Tacilene Scheffer, que tratou das perspectivas do crédito imobiliário. O diretor regional do Bradesco, Volnei Wulff, também participou do debate.

?O dólar voltará a se valorizar em relação às outras moedas e, em 2014, deve chegar a R$ 2,35?, destacou Ellen. Ela frisou ainda que a economia mundial, que sofreu grave recesso entre 2008 e 2009, deve continuar seu processo gradativo de recuperação. Em termos de Brasil, a taxa Selic, definida pelo Banco Central, deve subir de 9,5% para 10,25%.

Mercado imobiliário


Segundo a economista, o endividamento das famílias em 2013 se manteve estável, mas o comprometimento da renda melhorou e continuará a diminuir no próximo ano. ?Isso se deve, em grande parte, à expansão do crédito imobiliário, pois houve aumento do período para pagamento e redução das taxas de juros?, detalhou.

A previsão para o crédito habitacional, inclusive, é positiva: a expectativa é de que haja um aumento de 30% em relação à demanda de 2013, enquanto as demais formas de crédito têm previsão de crescer cerca de 8%.

Tacilene destacou que o crédito imobiliário já ultrapassou o crédito pessoal e o crédito para veículos, chegando a R$ 315 bilhões em 2013. ?E é a categoria que hoje tem a menor inadimplência, de 1,7%, enquanto a do cheque especial chega a 8,4%?, explica, avaliando que este é um sistema de crédito que tem muito a crescer no Brasil.

Para o presidente do Sinduscon-PR, Normando Antonio Baú, o encontro foi de altíssima qualidade e contribuiu para melhorar o entendimento dos associados sobre o cenário econômico vigente: ?Baseado no que foi apresentado, até vou rever minha expectativa positivamente. Para o crescimento de nosso setor, precisamos ter emprego, renda e crédito, e tudo isso vimos aqui que vamos continuar tendo?.

Acesse a apresentação na íntegra.

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.