publicado em 08/05/2013
Raio x do mercado imobiliário
Estabilidade das variáveis que afetam o mercado imobiliário sinaliza crescimento moderado para 2013
A manutenção das variáveis que afetam diretamente o mercado imobiliário (a exemplo de emprego, renda e crédito) sinaliza que o setor apresentará crescimento moderado este ano. Em evento realizado pelo Sinduscon-PR, em parceria com o Jornal Gazeta do Povo, no dia 7 de maio, o consultor da entidade, Marcos Kahtalian, apresentou uma série de números que reforçam este cenário.
O total de área liberada para construção no primeiro trimestre de 2013 foi de 653.562 metros quadrados, apenas 1% superior a igual período de 2012 (648.281 m2). Porém, em termos de unidades liberadas, houve aumento de 29% este ano (5762 contra 4464 unidades em 2012).
?Se a área manteve-se praticamente a mesma e houve elevação no número de unidades, significa que o tamanho das habitações diminuiu?, explica o consultor. O VNSO (Velocidade de Novos Sobre Oferta) tem apresentado oscilações mensais, mas a média tem se mantido. No primeiro trimestre deste ano ficou na casa dos 9,86%, enquanto que no mesmo período do ano passado o índice foi de 9,58%. ?A percepção de alguns pode até ser de que não está vendendo, mas os números mostram o contrário?, diz.
O preço médio da área privativa dos apartamentos também permanece estável nos três primeiros meses do ano, especialmente nas unidades de 2 e 3 quartos, com oscilação de +0,1% e +2,7, respectivamente. O aumento mais expressivo foi nas unidades com 4 quartos, +6,4%, e nos terrenos em condomínios, +6,1%.
Cenário positivo para o crescimento do setor
?Estes números confirmam que enquanto o canário macroeconômico for favorável e os estímulos à construção forem mantidos, o mercado imobiliário segue em ritmo de crescimento consistente e, principalmente, sustentável?, frisa Kahtalian, reforçando que os sinais são positivos.
?A Caixa Econômica Federal já sinalizou que pretende aumentar o volume de crédito concedido este ano em 20%, o Brasil vive uma fase de baixos índices de desemprego, no Paraná em especial, é basicamente pleno emprego, e a economia brasileira deve apresentar desempenho melhor que 2012?, diz.
Soma-se a este conjunto, a manutenção dos programas federais, a exemplo do Minha Casa, Minha Vida, as obras públicas e de infraestrutura, por conta da Copa do Mundo de 2014. ?Também há o crescimento de novos instrumentos de mercado, como fundos imobiliários e diversificação de ativos, bem como a inevitável verticalização?, finaliza.
Imobiliária Lopes: como despertar o senso de urgência e oportunidade do cliente?
Este foi o foco da apresentação do diretor de atendimento da Imobiliária Lopes, Luiz Augusto Brenner Rose, durante o evento do Sinduscon-PR, com a Gazeta do Povo. ?Muitos clientes chegam no plantão de vendas para analisar a viabilidade de comprar uma unidade, mas estão com os preços do ano de 2006 na cabeça. Eles não têm informação sobre a evolução dos custos da construção e da nova realidade do mercado. O que o consumidor percebe é que a renda dele aumentou, mas não tanto. Então, nosso desafio é convence-lo a comprar um imóvel menor do que imaginava ou de buscar mais recursos?, destaca Brenner Rose.
Devido a todos estes fatores, o tempo de decisão e compra de imóvel aumentou, levando aproximadamente de 6 a 10 meses. ?Para completar, hoje a percepção do cliente é de que há muita oferta no mercado, e por este e outros motivos que o construtor/incorporador precisa de excelência no desenvolvimento de seus empreendimentos?, diz, enfatizando a importância das ferramentas de inteligência de mercado, agressividade na gestão de custos, foco na estratégia comercial e criar uma situação que desperte o senso de urgência e oportunidade.
Brasil Brokers Galvão: corretor é o grande elo entre o consumidor e o empreendimento
Na era da sociedade da informação, os profissionais do mercado imobiliário precisam entender que, muitas vezes, o consumidor vai ao plantão de vendas apenas para conhecer o apartamento decorado e conferir a tabela de preços. ?Ele já pesquisou tudo sobre a construtora e o empreendimento na Internet, olhou o site institucional da empresa e o hotsite do apartamento que está interessado?, salienta o diretor geral da Brasil Brokers Galvão, Gerson Carlos da Silva.
Ele frisa que este cliente, que já buscou todos os detalhes possíveis sobre o imóvel, não pode chegar no plantão e encontrar um corretor despreparado. ?O corretor já está na desvantagem porque não sabe nada sobre o cliente, quem ele é, o que busca, quais as condições ele tem para fechar o negócio. Então, para seduzi-lo e convence-lo pela compra, precisa, além estar bem treinando para falar sobre o empreendimento, ter muita informação de mercado, saber falar sobre o cenário econômico, de financiamento, etc?, destaca.
Comunicação eficiente do começo ao fim
O Gerente de plataformas digitais da Gazeta do Povo, Guilherme Vieira, frisa que a comunicação deve ser eficiente do começo ao fim do processo de sensibilização do consumidor. ?Desde o momento em que o cliente reconhece uma necessidade, vai em busca das informações, compara as alternativas disponíveis e decide pela compra, tudo que for informação sobre o empreendimento precisa ser comunicado de forma eficaz?, diz.
O Jornal Gazeta do Povo, além do impresso, disponibiliza também ferramentas digitais, seja portal na Internet, versão para tablets e smartphones, a fim de aumentar os canais de contato com os clientes. ?O importante é destacar que, com as mídias digitais, o jornal aumentou o relacionamento com seus leitores, mas o impresso continua a todo vapor? , diz, enfatizando também que, não basta entender de Internet e de ferramentas digitais para investir nestas mídias. ?O fundamental é entender de comunicação, pois o princípio é o mesmo. É imprescindível saber o que e como quer comunicar?, finaliza.
Confira as apresentações dos palestrantes.