Notícias Notícias do Setor

Queda no PIB é resultado da falta de investimento

publicado em 04/09/2012

Queda no PIB da construção é resultado da desaceleração de investimento

A retração de 0,7% do setor da construção no Produto Interno Bruto (PIB) entre abril e junho deste ano, comparado ao primeiro trimestre de 2012, surpreendeu os empresários do setor. ?O setor esperava um crescimento pequeno?, diz Paulo Simão. Segundo ele, a queda do segundo trimestre é resultado da desaceleração dos investimentos.

 Muitas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) estão atrasadas e isso se reflete na queda no nível dos investimentos, explicou. Paulo Simão também destacou, como fator preocupante para o setor, o aumento do endividamento das famílias. Isso tem contribuído para queda nas vendas. Apesar de os juros terem caído, a inadimplência tem crescido e os bancos estão mais rigorosos para conceder crédito, o que também afugenta o consumidor, comentou.

O presidente da CBIC destacou ainda que uma das prioridades do PAC, o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), teve queda nos investimentos no segundo trimestre devido às mudanças nas regras contratuais que foram concluídas esta semana. Esse programa voltado às classes de renda mais baixa tem um peso expressivo para o crescimento do setor como um todo, destacou Simão. Segundo ele, o ramo imobiliário responde por 40% do faturamento de construção e o MCMV representa cerca de 50% desse segmento.

Fonte: CBIC

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.