Quais as perspectivas de valorização de aptos em Ctba?

publicado em 11/10/2011

Quais as perspectivas de valorização no preço médio dos apartamentos em Curitiba?

Economista e professor da FAE discorreu sobre o tema no Sinduscon-PR

Este foi o destaque da apresentação do economista e professor da FAE (Centro Universitário), Lucas Dezordi, realizada no Sinduscon-PR, dia 4 de outubro. Desde 2008, quando a entidade firmou parceria com a instituição educacional, o economista vem desenvolvendo uma série de estudos sobre o setor imobiliário do Brasil, a fim de analisar a evolução nos preços dos imóveis e as perspectivas futuras.

No IV Estudo Econômico, por exemplo, realizado em 2009 (ano impactado pela crise financeira mundial, iniciada em 2008), Dezordi analisou qual seria o desempenho da construção civil no PIB nacional, com base em três variáveis: consumo das famílias, crédito do SFH público e privado, e a Selic.

?Com toda turbulência no cenário internacional, o governo adotou medidas para estimular o consumo das famílias (variável que representa 60% do PIB brasileiro), baixando juros, impostos e lançando programa habitacional. Isto tudo sinalizava para crescimento no setor da construção civil, o que de fato ocorreu?, explica.