Projeto Educação na Construção

publicado em 09/03/2009

Projeto Educação na Construção

A presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, Maria Helena Mauad, apresenta nesta quarta-feira, aos membros do Conselho de Administração da Câmara, o Projeto Educação na Construção, que está em fase de definição de grupo de trabalho e cronograma de ações. Outro assunto a ser abordado será o Dia Nacional da Construção Social 2009 que, neste ano, será realizado no dia 22 de agosto. Também constam na pauta, os seguintes assuntos: "Projeto Excelência na Construção", que será apresentado por Marcos Galindo Pereira Lopes; "Projeto para Habitação de Interesse Social (HIS)", pelo deputado Paulo Teixeira; "A legislação trabalhista e o impacto da crise no emprego", pelo presidente da CPRT/CBIC, Antonio Carlos Mendes Gomes; Comissões Técnicas - reunião Dnit, andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e debate sobre as medidas a serem tomadas no Programa de Habitação de Interesse Social (HIS), Paulo Safady Simão, além de uma análise econômica, por Luís Fernando Melo Mendes, e de assuntos gerais. Confirmações de presenças devem ser feitas com Ana Cristina ou Tatiana, pelo telefone (61) 3327-1013.

Dia Nacional da Construção Social
prevê 350 mil atendimentos em 2009

O Conselho Consultivo do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC debate no próximo dia 17, das 12h30 às 16h30, na sede do Secovi-SP, em São Paulo, o Dia Nacional da Construção Social 2009, com destaque para prospecção de patrocinadores nacionais, novas adesões, estratégia de comunicação 2009, cronograma para 2009 e ficha de avaliação 2008. O Dia Nacional da Construção Social está baseado no conceito de construção social e seus pilares: saúde, lazer e cidadania. O evento oferece serviços aos trabalhadores da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário e seus familiares. Para este ano, a estimativa é de que participem do evento 19 estados, atingindo 350 mil atendimentos. Na pauta da reunião do Fasc, também constam os seguintes assuntos: "II Seminário Regional do Fasc/CBIC!"; "Projeto Educação na Construção", e "81º Encontro Nacional da Construção (Enic). Confirmações de presença devem ser feitas com Lídia Nicolino (11) 5591-1281.

CBIC apresenta Projeto de Inovação Tecnológica
na Construção a empresários do setor

A CBIC apresenta no próximo dia 19, em Brasília, o Projeto de Inovação Tecnológica na Construção. Desenvolvido pela CBIC ao longo de 2008, o projeto contou com a participação dos sindicatos associados, empresas da indústria da construção e outras entidades. Sob a coordenação técnica da engenheira Maria Angélica Covelo Silva, da NGI - Consultoria e Desenvolvimento. Nesta primeira etapa do projeto, foram estudadas as condições onde a inovação ocorre no setor, bem como a sua evolução nas duas últimas décadas. O estudo aponta diretrizes detalhadas sobre os mecanismos pelos quais a inovação se transforma em prática de mercado e, sobre os impeditivos e indutores destes mecanismos. Analisando fatores como o impacto da pesquisa e desenvolvimento, do ensino, da estratégia empresarial, de competitividade e, da estrutura setorial da construção civil, aponta-se nove grandes linhas de ação a desenvolver. Estas linhas de ação envolvem uma multiplicidade de agentes como universidades, fabricantes de materiais, empresas de projeto, construtoras e incorporadoras, órgãos de Governo ligados à Ciência e Tecnologia e ensino técnico e superior, voltados principalmente para as áreas da Engenharia Civil e Arquitetura, da tributação, dentre outras. Oportunamente, a CBIC apresentará a esses agentes o estudo realizado, a fim de debatê-lo e obter o engajamento necessário para as ações a serem empreendidas nessas nove grandes linhas que o estudo aponta. Confirmações de presença para a referida reunião devem ser feitas o mais breve possível com Walquíria, pelo telefone (61) 3327-1013 ou e-mail secretaria@cbic.org.br.

Gestores das Coopercons se reúnem em São Paulo
para debater pacotes conjuntos de importação

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) promove no próximo dia 26, na sede do Secovi-SP, em São Paulo, reunião com os gestores das Coopercons - Cooperativas de Compra da Construção. Na pauta, destaque para os seguintes assuntos: pacotes conjuntos, importações, sites, portal de compras e Formaplan, além de assuntos gerais das Coopercons. Também será realizada uma reunião/almoço com o Grupo Orona - Elevadores, para debater a "Parceria para fornecimento de elevadores às Coopercons. Das 14h às 17h, haverá reunião na Feicon, no Estande do Grupo Celite, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, para debater uma parceria com o grupo Roca (dono da marca Celite), que está lançando no Brasil uma linha de metais, com intenção de comercialização direta com as construtoras. Confirmações de presenças devem ser feitas com Carlos, da Comat/CBIC, pelo telefone (62) 3095-5155 ou e-mail carlos@sinduscongoias.com.br.

Fonte: CBIC