Programa de PBQP-H incentiva modernização na construção civil

publicado em 23/02/2017

O Sinduscon Paraná fechou uma parceria com o Senai e o Sebrae para elaboração do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), cujo objetivo é organizar o setor da construção civil em torno de melhorias da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

De acordo com o vice-presidente de Área Técnica do Sinduscon Paraná, Euclesio Finatti, o Programa é pré-requisito para as empresas construtoras aprovarem projetos junto à Caixa Econômica Federal (CEF), para a participação no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e também necessário para diversas linhas de financiamentos em instituições de crédito público e privadas.

“O programa contempla um conjunto de ações nas mais diversas áreas da empresa com uma consultoria especializada que buscará avaliar e promover melhorias nas áreas técnicas e operacionais das organizações. A intenção principal é apoiar a melhoria da qualidade, o aumento da produtividade e redução de custos na construção habitacional”, reforça Finatti.

Condições especiais para associados das entidades

As empresas associadas têm a oportunidade de aderir ao programa ou renová-lo. E tem mais uma vantagem, a parceria do Sinduscon-PR com o Senai e o programa SEBRAETEC possibilita descontos e pagamento facilitado.

Novo Programa SEBRAETEC Custo: R$ 12.770,00 Valor com 70% desconto: R$ 3.831,00

Senai Custo: R$ 12.360,00 (pode ser parcelado em oito vezes)

Renovação SEBRAETEC Custo: R$ 7.395,00 Valor com 70% desconto: R$ 2.218,50

Senai Custo: R$ 6.990,00 (pode ser parcelado de oito a dez vezes)

As empresas devem entrar em contato com as entidades para consultar as condições: www.pr.senai.br | sites.pr.sebrae.com.br/sebraetec/

Saiba mais sobre o programa

O Programa é uma ação do governo federal ligado ao Ministério das Cidades, através da Secretaria de Estado de desenvolvimento Urbano, Secretaria Nacional de Habitação.

No Paraná o coordenador das ações do programa é o Senai que tem por objetivo apoiar a implantação do PBQP-H nas empresas públicas e privadas, prestando serviços de assessoria técnica e tecnológica e consultoria, através de uma equipe de técnicos preparados para auxiliar toda a cadeia produtiva da construção civil no PBQP-H.

Para as empresas - oportunidade de aumentar sua competitividade, por meio da redução de desperdícios, melhor formação dos profissionais, acesso a projetos, materiais e componentes de melhor qualidade e adequação às normas técnicas. Também atende às disposições do Código de Defesa do Consumidor evitando as penalidades previstas para as empresas e fornecedores que coloquem no mercado produtos em não-conformidade com as normas brasileiras.

Contratante do setor público - oportunidade de utilizar seu poder de compra como forma de selecionar os fornecedores com maior qualidade, otimizando o uso dos recursos públicos, solicitando no processo licitatório os Atestados de Qualificação.

Para o consumidor - oportunidade para utilizar seu poder de compra, dando preferência às empresas que produzem com qualidade.