Programa de Inovação Tecnológica

publicado em 17/03/2009

Programa de Inovação Tecnológica

CBIC apresenta PIT a empresários, entidades e governo federal

A CBIC apresenta nesta quinta-feira (19), na sede da entidade, em Brasília, aos representantes de empresas e entidades do setor da construção e do governo federal, o Projeto de Inovação Tecnológica (PIT) na Construção. Desenvolvido pela CBIC ao longo do ano passado, o projeto contou com a participação dos sindicatos associados, empresas da indústria da construção e outras entidades e foi coordenado pela engenheira Maria Angélica Covelo Silva, da NGI - Consultoria e Desenvolvimento. Nesta primeira etapa do projeto, foram estudadas as condições onde a inovação ocorre no setor, bem como a sua evolução nas duas últimas décadas. O estudo aponta diretrizes detalhadas sobre os mecanismos pelos quais a inovação se transforma em prática de mercado e, sobre os impeditivos e indutores destes mecanismos. Analisando fatores como o impacto da pesquisa e desenvolvimento, do ensino, da estratégia empresarial, de competitividade e, da estrutura setorial da construção civil, aponta-se nove grandes linhas de ação a desenvolver. Estas linhas de ação envolvem uma multiplicidade de agentes como universidades, fabricantes de materiais, empresas de projeto, construtoras e incorporadoras, órgãos de Governo ligados à Ciência e Tecnologia e ensino técnico e superior, voltados principalmente para as áreas da Engenharia Civil e Arquitetura, da tributação, dentre outras. Oportunamente, a CBIC apresentará a esses agentes o estudo realizado, a fim de debatê-lo e obter o engajamento necessário para as ações a serem empreendidas nessas nove grandes linhas que o estudo aponta.

Pacote Habitacional

Governo estuda mudanças na Caderneta de Poupança

O governo federal deve mudar o cálculo de rentabilidade da caderneta de poupança. A informação foi dada ontem (16) pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. A possível alteração no rendimento da poupança se deve à preocupação do governo com o fato de que a tendência de queda da taxa básica de juros (Selic) beneficiará a poupança em detrimento dos fundos de renda fixa. O assunto será tratado na próxima semana pelo presidente Lula e sua equipe econômica, a fim de manter a atratividade dos fundos de investimento.

Conselho Curador do FGTS quer triplicar valor

do fundo para subsidiar moradias populares

O Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) debate nesta quinta-feira (19), durante reunião, em Brasília, proposta que visa quase triplicar o R$ 1,5 bilhão do fundo, destinados a moradias subsidiadas para a população de baixa renda. A aprovação do projeto é considerada fundamental pelo governo para financiar o pacote habitacional que lançará ainda este mês, cuja meta inicial era a construção de um milhão de unidades habitacionais até 2010.

Moradia Digna

Sinduscon-MA lança campanha nesta quarta-feira em São Luís

O Sinduscon-MA lança nesta quarta-feira (18), às 10h, em São Luís, no Maranhão, a Campanha Nacional em Defesa da Moradia Digna - Uma Prioridade Social. O objetivo da campanha é conseguir 1,5 milhão de assinaturas no país para que o Congresso Nacional aprove a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 285/08, para assegurar que nos próximos 30 anos, ou até a eliminação do déficit habitacional no Brasil, 2% da arrecadação federal e 1% da arrecadação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios sejam destinados, respectivamente, aos Fundos Nacional, Estaduais e Municipais de Habitação de Interesse Social. Investir em habitação de interesse social significa combater problemas que ameaçam a saúde e educação, desagrega famílias, favorece a criminalidade, reduz a chance de inserção do indivíduo na sociedade e de oportunidades de emprego dos moradores, que passam mais fome, têm menor probabilidade de conseguir emprego remunerado no setor formal, possuem baixo nível educacional, são mais vulneráveis às doenças e morrem mais cedo do que a média da população urbana. Tudo isso permitira a redução dos gastos públicos destinados a outras áreas de atendimento à população. No Maranhão, o Sindicato pretende colher 30 mil assinaturas. Além da Deodoro, a coleta de apoios será feita também nos terminais de integração de ônibus e em outros locais de grande concentração de pessoas. Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no site www.moradiadigna.org.br.

Responsabilidade social no setor da construção

Prêmio CBIC está com as inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. Criado em 2005 pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) da CBIC, o prêmio tem como objetivo fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais no setor da Construção e do Mercado Imobiliário; disseminar a cultura da responsabilidade social no setor; e promover o intercâmbio de informações com as organizações dedicadas ao tema da Responsabilidade Social, construindo uma fonte permanente de informações e notícias das ações sociais do setor. A ficha de inscrição está disponível no site. Participe!

Fonte: CBIC