publicado em 05/05/2020
O Sinduscon-PR acaba de concluir a primeira etapa do projeto de Eficiência Energética da sede social, Sinduscon Corporate: foram instalados 100 painéis fotovoltaicos. O objetivo é tornar o prédio Net Zero Energia, ou seja, autossuficiente em energia elétrica.
O Sinduscon-PR Corporate, composto por escritórios comerciais destinados à locação, vai permitir a redução de consumo de iluminação de 64.6 MWh/ano (-66%), a diminuição do consumo de ar condicionado em 46.8 MWh/ano (-68%), viabilizando assim um total de redução de consumo de energia de 47%.
Ao todo serão 8300 m2 de área, ou seja, 98 kW de painéis fotovoltaicos, que irão converter a radiação solar em energia elétrica. O excedente de energia gerado será enviado para a companhia de energia do Estado, acumulando créditos que poderão ser debitados em períodos sem geração (à noite, por exemplo).
O projeto arquitetônico moderno, em especial a envoltória, foi concebido de modo a reduzir o ganho de calor e permitir o máximo de aproveitamento de iluminação natural, e tem a assinatura de um dos profissionais mais respeitados do segmento no mundo, Guido Petinelli (diretor da Petinelli, empresa especializada em consultoria de projetos de engenharia para a certificação de construções verdes no Brasil).