Presidente Rodrigo Assis recebe comenda Ordem da Luz dos Pinhais

publicado em 22/09/2022

O presidente do Sinduscon-PR, Rodrigo José Assis, foi um dos homenageados na cerimônia de entrega da comenda Ordem da Luz dos Pinhais, realizada pela prefeitura da capital no dia 21 de setembro no Memorial de Curitiba, no bairro São Francisco. Marcada pela emoção, a celebração aconteceu no Salão Paranaguá, onde fica a Capela dos Fundadores, diante dos altares da primeira Igreja Matriz de Curitiba. Ao todo, 19 personalidades foram agraciadas com a honraria municipal, com objetivo de destacar a trajetória e a contribuição de homens e mulheres ao engrandecimento da cidade.

Rodrigo Assis recebeu a homenagem em reconhecimento à atuação do Sinduscon-PR, em especial, pela realização do Mega Feirão do Emprego da Construção, que acontece neste sábado, dia 24 de setembro, com oferta de até 5 mil vagas de emprego formal no setor. “Ninguém faz nada sozinho. Recebo esta comenda em nome de todos os empresários que integram a minha diretoria e que voluntariamente se dedicam para o bem comum, para o fortalecimento das empresas, o crescimento e desenvolvimento da indústria da construção, beneficiando a sociedade como um todo”, frisa Assis.

Inspiração

A medalha é inspirada na obra Homem à Altura dos Pinheiros, de João Turin, um dos mais importantes artistas da História do Paraná. A imagem remete ao homem vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo da Vinci. Integram a homenagem um diploma e a inscrição do nome dos homenageados em um livro de registros. Ao longo da cerimônia, de forma intercalada com a entrega das comendas, homenageados e convidados acompanharam apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, regida por Martinho Luthero Klemann, que executou os hinos da Independência, do Brasil e de Curitiba.

O repertório incluiu ainda a Melodia Sentimental da Floresta Amazônica (de Villa-Lobos), Ode à Alegria (de Beethoven), Glória (de Vivaldi) e Le Heros (Sigismond Neukomm).Este é quarto ano que as honrarias são entregues em eventos realizados sempre em 21 de setembro, data do aniversário de João Turin. A data celebra os 144 anos de nascimento do artista, principal mentor do movimento paranista, vertente do modernismo brasileiro.