publicado em 18/09/2014
Na última quarta-feira (17/09), o presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi, esteve em Brasília para participar de audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao lado do presidente da CBIC, José Carlos Martins, e demais lideranças da indústria da Construção Civil. Na oportunidade Mantega anunciou medidas de estímulo ao setor. ?O avanço da construção é o avanço do País?, ressaltou. Além disso, reforçou que é preciso continuar melhorando o marco regulatório e as condições de financiamento.
Dentre as medidas, foi anunciado o acréscimo em 350 mil unidades da Fase 2 do Programa Minha Casa Minha Vida. Essas unidades serão contratadas no primeiro semestre de 2015.
A CBIC apresentou propostas do setor da construção referentes a área de infraestrutura como, por exemplo, concessões e PPP?s, Lei de Licitações e Aeroportos Regionais. Na ocasião, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, lembrou dos Diálogos CBIC/TCU, que têm sido fundamentais para consolidar entendimentos sobre diversos temas que impactam diretamente no desenvolvimento do setor e, consequentemente, do País. Ainda durante a reunião, Martins destacou o recente estudo "Brasil mais eficiente, País mais justo" desenvolvido pela Booz&Company, que provoca, discute e propõe ações sobre infraestrutura, mercado imobiliário, inovação e tecnologia, melhores empregos e sustentabilidade.
O ministro Mantega, na oportunidade, destacou que o Governo Federal sempre buscou estimular o setor da construção, pois o considera importante para qualquer ciclo de expansão. ?O programa de concessões, por exemplo, foi lançado em um momento em que a economia precisava de um grande estímulo e é, sem dúvida alguma, uma grande solução para problemas na área de infraestrutura?, disse.
Na ocasião, também foi anunciada a prorrogação do Regime Especial de Tributação (RET) para o MCMV por mais quatro anos.