publicado em 20/02/2009
Presidente da CBIC fala sobre a nova medida
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), Paulo Simão, acredita ser positivo à medida que visa baratear o custo de imóveis, por meio do financiamento das obras de infraestrutura no entorno da construção.
A medida em estudo tem como objetivo criar uma linha de crédito especial da Caixa Econômica Federal para obras como asfaltamento das ruas, calçamento, estrutura para fornecimento de água e coleta de esgoto que, especialmente nas regiões mais pobres, onde não existem ou são muito deficientes e não valorizam imóveis.
As construtoras, ao realizarem essas obras, tendem a repassar o custo para o preço final das habitações. Com a linha de crédito mais barata aos empresários, o imóvel tende a baratear. Visto que, os custos com a infraestrutura não são repassados para o comprador. "Ou o Estado provê isso ou empresário faz, repassando o custo para o comprador. Se o empresário tem linha de crédito mais barata para realizar essa obra, o custo final diminui", explicou o Presidente da CBIC.
Por: Thamyra Thâmara