publicado em 12/12/2014
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade: o devido reconhecimento às ideias que fazem a diferença
A CBIC, com apoio do Senai, premiou na noite dessa quarta-feira (10/12) os vencedores do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade nas Categorias Novos Materiais, Sistemas Construtivos e Pesquisa. A cerimônia de premiação, no Villa Rizza, em Brasília, contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Occhi, e do diretor Operacional do Sesi, Marcos Tadeu Siqueira, além de parlamentares, representantes do Executivo, empresários, membros da Academia, técnicos do setor e jornalistas.
Com número recorde nesta edição, que foi a 20ª, foram inscritos 81 projetos. ?Muito me orgulha esse número de inscritos, que demonstra a consolidação de um prêmio que considero tão importante para o nosso setor, que tem como objetivo reconhecer, divulgar e premiar produtos e sistemas inovadores que contribuam para a modernização do processo construtivo. Com inovação, tenho certeza, podemos ser cada vez mais competitivos e garantir a sobrevivência das nossas empresas. Inovação é palavra de ordem no mundo de hoje e remete a sustentabilidade. Aliás, inovação sem sustentabilidade não tem lugar no século XXI?, destacou em seu discurso, o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
Esta edição do prêmio teve como destaque a preocupação com o tema meio ambiente e com o desempenho das edificações. ?Isso porque a inovação tecnológica tem focado em questões como redução de gases de efeito estufa, resíduos, reaproveitamento de água, segurança do trabalhador e durabilidade das construções?, reforçou Martins. Os vencedores da iniciativa, que premia os que pensam diferente e fazem a diferença, foram: Novos Materiais ? Sistema de Fixação Tigre, da Tigre; Sistemas Construtivos ? Sistema Construtivo Tecverde, com o projeto Industrialização e Sustentabilidade na Construção Civil, da Tecverde Engenharia, e Pesquisa ? Uso da Moringa Oleifera associada a coagulantes químicos no tratamento da água residuária de usinas de concreto, das universidades UFG e Unicamp.