Prefeituras da RMC participam de reunião no Sinduscon-PR

publicado em 24/06/2010

Prefeituras da RMC participam de reunião no Sinduscon-PR

Representantes do governo municipal de seis cidades da Região Metropolitana de Curitiba (São José dos Pinhais, Colombo, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Araucária e Pinhais) participaram no dia 22 de junho de reunião com a diretoria do Sinduscon-PR.

O encontro teve como objetivo debater idéias, dificuldades e soluções para problemas que emperram o desenvolvimento da região, que possam ser resolvidos ou minimizados a partir de uma ação conjunta entre governos, órgãos públicos e entidades de classe.

?A intenção é levantar sugestões de melhorias para aprimorar o desenvolvimento da região, reunir tudo em um único documento para que seja entregue aos candidatos ao governo estadual, a fim de buscar o compromisso deles com as questões apontadas?, destaca Normando Baú, vice-presidente do Sinduscon-PR.

Um dos principais pontos discutidos foi quanto à morosidade de órgãos estaduais, a exemplo da COMEC e IAP, na aprovação de projetos a serem desenvolvidos em loteamentos urbanizados dentro das referidas cidades, mesmo depois de passar pela autorização da prefeitura do município.

?Retrabalho é perda tempo, energia e dinheiro. A prefeitura tem seu plano diretor que norteia suas ações. Não podemos ser reféns de órgãos públicos desestruturados. Por isso as secretarias de urbanismo e meio ambiente precisam de mais autonomia?, destaca Elvis Roberto Maoky, Secretário de Urbanismo de Fazenda Rio Grande.

Com unanimidade, todos defendem que é preciso estabelecer diálogo mais próximo com os governantes estaduais, cobrar celeridade nos processos administrativos e atuar de forma conjunta nas ações em prol do crescimento e desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Curitiba.

Participaram da reunião: Elvis Roberto Maoky, Secretário de Urbanismo de Fazenda Rio Grande; Nivaldo Carneiro Rodrigues, Secretário de Viação e Obras Públicas de São José dos Pinhais, bem como o Secretário de Urbanismo, Paulo Chiesa; Dulcimar Rinaldin, Secretário de Desenvolvimento Urbano de Campo Largo; Milton Peter Hopker, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Colombo, bem como Gilmar Santini, Secretário de Planejamento; José Zeitel, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, e Leonardo Brusamolin Junior, Secretário de Planejamento de Araucária.