publicado em 04/03/2013
PIB Brasil 2012: construção tem o segundo melhor desempenho
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã de 1º de março o resultado do PIB do país em 2012. Os números mostram que o PIB Brasil cresceu apenas 0,9%, abaixo das expectativas feitas por analistas econômicos nos últimos meses.
Neste contexto, o desempenho da Construção conseguiu alcançar um nível superior ao PIB nacional, com um resultado de 1,4%. Este número coloca o setor como o segundo melhor segmento da Indústria Brasileira atrás do setor de produção e distribuição da eletricidade, água, gás e limpeza urbana (3,6%). Entretanto, apesar do acumulado apresentar um resultado positivo, a construção civil encerrou o ano desacelerando (-0,5%) o que motivou o Governo a adotar medidas de estímulo no final do ano passado, após sinalizações de que o ritmo de produção havia se reduzido (a desoneração da Folha de pagamentos está entre essas medidas).
As expectativas são de que as medidas aplicadas na Construção devem começar a surtir efeito a partir do segundo semestre de 2013, contribuindo com a melhora do resultado da economia nacional. Neste contexto, a Indústria da Construção pode, assim como no período de 2008 a 2010, voltar a contribuir para impulsionar o crescimento do PIB Brasil de forma mais sustentável.