Participe da pesquisa do CUB-PR

atualizado em 11/03/2021

Na hora de planejar um empreendimento imobiliário, um dos maiores desafios é orçar os custos do projeto de acordo com o mercado. Neste processo, o Custo Unitário Básico (CUB), além de auxiliar na estimativa dos principais custos da construção, também é um indicador importante para o andamento da obra.

De acordo com a Lei Federal 4.591 de 1964, os Sinduscons são obrigados a divulgar mensalmente, até o dia 5 de cada mês, os custos unitários de construção a serem adotados nas respectivas regiões jurisdicionais”. Portanto, o papel do Sinduscon-PR não é tão somente divulgar, como mensurar o indicador e repassá-lo ao setor de forma eficiente e precisa.

Inicialmente, o CUB foi lançado como um indicador de custos e, ao longo dos anos, conforme sua credibilidade foi se consolidando, passou a ser utilizado também como um indicador macroeconômico dos custos do setor, representando um importante termômetro de reajustes de contratos e de custos das edificações financiadas (índice de custo setorial).

Com ele, é possível acompanhar mensalmente os preços dos principais insumos da construção em diversos estados do país e ainda apontar as principais tendências, dentro dos patamares históricos.

Com base na pesquisa efetuada junto às empresas mensalmente, o Sinduscon-PR realiza um tratamento estatístico das informações (preço atual dos materiais de construção, custos com aluguel de equipamentos, despesas administrativas, e salários) para refletir com fidelidade a real evolução dos preços e custos do setor.

Neste contexto, quanto mais empresas participam da pesquisa para composição do CUB, mais realista torna-se o indicador. Por isso, o Sinduscon-PR convida aqueles que têm interessem em contribuir a entrar em contato pelo e-mail economia@sindusconpr.com.br. Vale reforçar que a entidade preza pela proteção dos dados, sendo as informações utilizadas apenas e exclusivamente para o cálculo da média de preços, para a composição do CUB-PR.