publicado em 03/08/2012
Paraná realizará concursos para escolher o Mascote da Construção durante Dia Nacional da Construção Social
O Sinduscon-PR e o Seconci-PR promovem no próximo dia 18 de agosto, no Cietep, em Curitiba, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Promovido nacionalmente pelo Fórum Nacional da Indústria da Construção (Fasc) da CBIC, esta edição do evento será realizada simultaneamente em 28 localidades. Sobre o tema A Valorização dos Trabalhadores da Indústria da Construção, a previsão é de que o DNCS atenda este ano mais de 100 mil pessoas ? trabalhadores do setor da construção e seus familiares.
A ação de responsabilidade é realizada em parceria com o Sesi, Fórum dos Seconcis (Serviço Social da Construção Civil) e entidades públicas e privadas, com o patrocínio nacional da Votorantim Cimentos. Serviços de saúde, lazer, esporte e cidadania serão oferecidos aos trabalhadores e seus familiares no dia 18 de agosto. Entre as atividades previstas, destacam-se os concursos de redação e desenho, nos quais pais e filhos poderão mostrar seus talentos e concorrer a prêmios; esquetes de teatro, que visam contar histórias divertidas sobre o setor e, com isso, valorizar a profissão, e passeios ciclísticos, cujo maior objetivo é integrar os trabalhadores e reforçar a importância da atividade física. Além disso, como nas demais edições do DNCS, serão oferecidos também serviços sociais, como emissão de documentos de identidade, carteira de trabalho, CPF e cartão do PIS.
Na área da saúde, os participantes poderão fazer gratuitamente exames de glicose, colesterol, cálculo de IMC, vacinação, verificação de pressão, aplicação de flúor, escovação, eletrocardiograma e consultas em diversas áreas médicas. A expectativa dos organizadores do evento é de que meio milhão de atendimentos seja feito em todo o Brasil. A escolha do tema de 2012 para o Dia Nacional da Construção Social vai ao encontro da Campanha de Valorização do Trabalhador da Construção que a CBIC lançou há pouco mais de um ano. Um dos objetivos da campanha é mostrar ao operário a importância que ele possui para o desenvolvimento do País. No caso do Paraná, entre outras atividades, serão realizados os concursos do Mascote da Construção, de Foto e de Desenho, todos com o mesmo tema: ?Por que tenho orgulho do meu pai (ou da minha mãe) ser um profissional da Indústria da Construção?.