publicado em 17/09/2012
Novas tecnologias criam prédios que economizam água e energia
Reportagem veiculada na Coluna Meio Ambiente do Bom Dia Rio da TV Globo, no último dia 13 de setembro, com o comentarista Sérgio Besserman Vianna, economista e ambientalista, destaca o que é preciso para o prédio se tornar sustentável. Segundo Besserman, para ser considerado prédio verde é preciso um conjunto de fatores que economizem água e energia.
A matéria cita exemplos de construção verde, como o prédio da Petrobrás, no Rio de Janeiro, como janelas com vidro duplo, que serve de barreira para o sol, fazendo com que o vidro interno mantenha a temperatura do ar condicionado; claraboia, que controla a claridade, e elevadores inteligentes, que indica qual elevador está seguindo para o andar desejado, o que garante economia na conta de luz; água aquecida por painéis termo solar que aquece a água, água da chuva tratada em tanques e reutilizada.
Em 4 anos, já foram economizados 25 milhões de litros de água. A matéria destaca também o telhado verde que reduz a temperatura interna do ambiente economizando no ar condicionado. A expectativa é de que em cinco a oitos anos o investimento com o sistema esteja pago. A prefeitura do Rio de Janeiro lançou o selo verde, que estabelece benefícios fiscais para os empreendimentos que detenham a qualificação Qualiverde. Os prédios construídos anteriormente poderão utilizar o retrofit.
Clique aqui para acessar a íntegra do vídeo.